O que acontece com quem não perdoa?

O perdão é uma atitude crucial em qualquer relacionamento, principalmente, com Deus. Entenda

Imagem de capa - O que acontece com quem não perdoa?

Errar é inerente a todo ser humano. Logo, se é inevitável que em algum momento venhamos cometer algum erro, será imprescindível, também, o perdão. E todos querem ser perdoados quando se é o ofensor, mas quando se é o ofendido, perdoar parece ganhar um peso.

Pedro, um dos apóstolos do Senhor Jesus, O questionou se havia um limite pela qual se devia perdoar alguém. Naquela época, os rabinos diziam que a pessoa ofendida deveria perdoar até três vezes.

Ao indagar o Messias, o apóstolo sugeriu se “sete” seria o número ideal de vezes para se perdoar alguém.

E ao ensinar a parábola do credor incompassivo (você pode ler no evangelho de Mateus 18.21-35), o Senhor Jesus surpreendeu a todos com a resposta.

Assista no vídeo abaixo a cena retratada recentemente na novela Jesus, exibida pela Record TV:

Leia também: Como iniciar e manter uma vida com Deus

Perdoar para ser perdoado

Certamente, ao perdoar por sete vezes a quem lhe ofendesse, Pedro pensou que estava fazendo algo muito grande.  Afinal, era mais que o dobro do que o ensinado pelos religiosos. Imagina a sua surpresa ao ouvir do Messias que não sete, “mas, até setenta vezes sete”.

O Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé ressalta que “Jesus não queria que Pedro usasse uma regra matemática para saber um número exato de perdão concedido, e sim que compreendesse que essa atitude é ilimitada”.

Ao usar o exemplo da parábola, o Senhor Jesus enfatiza que a misericórdia de Deus é para quem é misericordioso. Pois, sabe o quanto a natureza humana é egoísta em querer receber, porém, sem dar.

“Contudo, o perdão tem que ser sincero. Isso significa que não adianta alguém perdoar com palavras se o seu coração está fechado para o perdão. O destino de quem não perdoa é o tormento eterno”, conclui o Bispo.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à fé cristã? Participe dos encontros que ocorrem na Igreja e aprenda a desenvolver a sua vida espiritual. Clique aqui e encontre a Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images