O que a dor pode lhe revelar

Saiba como lidar com os problemas que você tem enfrentado

Imagem de capa - O que a dor pode lhe revelar

Você pode encarar a dor como algo ruim que está acontecendo em sua vida. Obviamente, ninguém quer acordar e sentir dor. Mas, a dor também pode ser encarada como uma comunicação que aponta para algo que precisamos nos atentar.

O que a dor pode lhe revelar?

Durante a programação “Inteligência e fé”, do dia 4 de fevereiro, o Bispo Renato Cardoso observou que quando uma parte do nosso corpo sente dor é um sinal de que algo ali não vai bem.

“Essa dor é uma mensagem que o meu corpo envia para o meu cérebro, dizendo o seguinte: você tem que prestar atenção aqui, porque algo está ferindo”, avaliou.

Do mesmo modo, ocorre com a dor interior que uma pessoa sente. Quando uma pessoa pratica a automutilação, por exemplo, ela está expressando na dor física a dor que ela sente na alma. Ou seja, há algo de errado que ela precisa tratar na raiz do problema.

“O certo é você aproveitar a dor para mudar alguma coisa e não para sofrer, reclamando ou murmurando daquele problema. Deve entender o que a dor está dizendo, a mensagem que ela está comunicando e, então, agir com inteligência sobre esta mensagem”, orientou o Bispo.

Em outras palavras, assim como o corpo instintivamente reage se afastando da dor, a pessoa precisa resolver rapidamente o que a sua dor interior está comunicando.

Talvez, seja uma dor causada pela miséria e as dívidas financeiras ou uma dor causada por um mau relacionamento conjugal. Não importa. A reação da pessoa tem de ser a mesma para qualquer situação: encontrar a raiz do problema e trabalhar no que está acontecendo ali.

“As pessoas reclamam, choram, ficam com raiva, tentam se vingar, entram em depressão. Porque elas não sabem entender a mensagem da dor. Você tem que aprender a ouvir a dor que você está sentindo. Ouvir não é ‘curtir’ a dor. É entender o que você precisa fazer”, acrescentou o Bispo.

Por exemplo, se a pessoa sente a dor de uma rejeição amorosa, ela precisa saber se valorizar, resolver o sentimento que ela nutre em seu interior e buscar orientação para se tornar uma pessoa ainda melhor.

Busque ajuda

Portanto, se você está sentindo dor em alguma área da sua vida, não perca tempo e busque uma solução urgentemente, antes que a situação piore. Procure aprender também sem ter que sentir dor, sem ter que passar por experiências difíceis.

No Templo de Salomão e em toda Universal (consulte o endereço aqui), a cada dia da semana há uma reunião específica para tratar de cada área da vida. São lições valiosas e práticas que você pode aplicar imediatamente, à luz da Palavra de Deus. Participe ainda hoje.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images