O que a Bíblia diz sobre só poder comer peixe na Semana Santa?

Entenda se é ou não pecado comer carne nesse período

Imagem de capa - O que a Bíblia diz sobre só poder comer peixe na Semana Santa?

Muitos acreditam que é pecado comer carne vermelha durante a Semana Santa e, por isso, se alimentam apenas de peixe ou frutos do mar. Mas, o que a Palavra de Deus diz a respeito do assunto?

O que você precisa saber:

Durante o programa Entrelinhas do último domingo (2), o Bispo Renato Cardoso respondeu dúvidas de espectadores sobre aspectos da Semana Santa e uma dessas perguntas foi “o que diz a Bíblia sobre ter que comer peixe durante esse período.”

Esclarecendo, o Bispo ressaltou que desde a infância foi ensinado que esse ato era em respeito ao corpo de Cristo, que foi sacrificado na Sexta-Feira da Paixão, no entanto, isso não tem embasamento bíblico. “Jesus mandou que nós comêssemos o símbolo da carne dEle, que não é carne de nenhum animal. Ele pegou um pedaço de pão, levantou aos céus, deu graças, partiu e disse: ‘este é o meu corpo que é dado por vós, tomai e comei’. Então, o símbolo do corpo de Cristo não é a carne, é o pão. E Ele nos mandou comer do pão. Exatamente para lembrarmos do sacrifício que Ele fez”, explanou o Bispo Renato.

Desta forma, se abster da carne vermelha durante a Semana Santa não é considerado um pecado ou falta de respeito para com o sacrifício de Jesus na cruz.

Elementos da Santa Ceia:

Pão: Simboliza o Corpo de Jesus, que seria massacrado em sacrifício. 

Cálice: Simboliza o Sangue de Jesus, que seria derramado para o perdão dos pecados.

Por que isso é importante:

A refeição da Páscoa surgiu no Egito, quando os hebreus foram libertos da escravidão (Êxodo 12.1-28). Sendo assim, os elementos usados eram o pão sem fermento, as ervas amargas e o cordeiro. Já na noite em que foi realizada a Santa Ceia, o Senhor Jesus seria o Cordeiro de Deus para a Salvação da humanidade.

“Ele tomou os dois componentes da mesa, o pão e o vinho, para mostrar a Obra de redenção na cruz e instituir a Santa Ceia para a Igreja. O pão simboliza o Seu corpo, que seria massacrado em sacrifício. Já o cálice, que continha o vinho, representava o Seu Sangue, que seria derramado para o perdão dos pecados”, explicou o Bispo Edir Macedo, na Bíblia Comentada.

Convite especial:

Se aproxime mais de Deus e participe desta semana especial, em toda a Universal, até 9 de abril. Confira aqui a agenda da Semana Santa com os horários das reuniões.

Encontre também o endereço de uma Universal perto de você e saiba como participar.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock