O perigo invisível dos eletrodomésticos
Saiba como reduzir os riscos de choques elétricos e proteger sua família
Acidentes ao mexer com a eletricidade são mais frequentes do que se imagina. Em 2023, por exemplo, foram registradas 274 ocorrências e 210 mortes em residências no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os principais fatores de risco nas casas são os fios rompidos ou sem isolamento (46 casos e 37 óbitos), os eletrodomésticos (38 acidentes e 31 mortes) e a manutenção doméstica – telhado, antena, ar-condicionado (35 registros e 24 fatalidades).
Mais vulneráveis
Para o engenheiro Edson Martinho, fundador e atual diretor-executivo da Abracopel, qualquer choque elétrico, independentemente da tensão, seja 127 volts (V), seja 220V, é perigoso. “Crianças e idosos são os mais vulneráveis: o primeiro grupo por falta de conhecimento sobre os riscos e o segundo por menor atenção e dificuldade em reagir rapidamente. Um choque elétrico com pé descalço e se o piso estiver molhado é de 25V; já em área seca, acima de 50 volts já pode levar a óbito por parada cardíaca ou respiratória”, explica.
Aparelhos perigosos
Martinho afirma que todo aparelho ligado à tomada oferece risco. “O acidente mais comum ocorre quando a carcaça metálica de equipamentos, como geladeiras ou máquinas de lavar, fica energizada, o que causa choque e pode gerar queimaduras. Celulares também podem sofrer sobrecarga e explodir. É extremamente perigoso usar aparelhos conectados, como secadores de cabelo e barbeadores elétricos, em locais úmidos, como banheiros”, adverte.
Soma das potências
Ele alerta para o perigo de ligar vários aparelhos na mesma conexão elétrica. “É seguro ligar vários aparelhos na mesma tomada desde que a soma das potências de cada aparelho conectado não ultrapasse 1000 watts. Ultrapassar esse limite, mesmo que se use extensão, régua elétrica, adaptador, benjamim (ou T), pode causar aquecimento, derretimento do isolamento, curto-circuito e até incêndio. Sempre calcule a carga total para evitar riscos”, orienta.
Dia a dia em casa
Martinho faz ainda recomendações de como se deve lidar no dia a dia com a eletricidade em casa: “Evite que crianças pequenas manuseiem ou conectem equipamentos; jovens e adultos também devem ter cuidado. Sempre desligue e desconecte eletrodomésticos antes de qualquer manutenção. Se for trocar a resistência do chuveiro, desligue a chave geral. Mantenha a instalação elétrica atualizada, com dispositivos de segurança, especialmente o IDR (aprenda mais lendo os quadros ao lado). Use fios e cabos originais e de qualidade e faça uma avaliação com um profissional qualificado a cada cinco anos”.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo