O papel dos três Poderes

Diferenças entre Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ainda causam confusão. Você sabe quais são as funções de cada um deles?

Imagem de capa - O papel dos três Poderes

Você sabe de quem deve cobrar mais segurança pública? Quem são os responsáveis pela criação das leis que regem o Brasil? E qual representante responde pela defesa do País? Afinal, qual é a diferença entre o Poder Executivo e o Legislativo? O que faz o Poder Judiciário? Pois é, esse assunto ainda causa muita confusão. Apesar disso, é importante conhecer bem o significado e as funções de cada um deles. Assim, seu voto fica mais consciente e você pode cobrar ações dos futuros eleitos.
Afinal, a administração do País depende do trabalho conjunto de nossos representantes. Muitos brasileiros ainda não sabem, por exemplo, que os principais responsáveis pela criação das leis são os deputados federais e os senadores e não o presidente. Essa é apenas uma das dúvidas dos eleitores. “Muitos candidatos prometem mundos e fundos e o eleitor cria expectativas. Entretanto, na hora da gestão, as coisas não funcionam daquela forma”, alerta o professor-doutor em ciências políticas Edson Rildo. “O eleitor precisa estar bem atento na hora de escolher quem vai nos representar, pois teremos que conviver com essas escolhas por pelo menos quatro anos”, completa. Quer saber mais? Então, continue lendo.

 

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: iStock/ Arte: Edi Edson