O pão dos Céus e sua lição

Pela manhã, Deus alimentava o povo no deserto com o maná. Entenda

Imagem de capa - O pão dos Céus e sua lição

Quando o povo hebreu foi liberto da escravidão no Egito, todos foram conduzidos por Moisés pelo deserto até Canaã, a Terra Prometida, onde habitariam. Havia cerca de 2,5 milhões de pessoas no grupo.

Entretanto, o deserto é um lugar desafiador. Os dois elementos mais básicos para a vida humana (água e alimento) podem ser extremamente difíceis de serem encontrados por ali.

Então, Deus resolveu alimentar a multidão com o maná, que era um tipo de pão que após seu preparo lembrava o sabor de mel e azeite fresco. Uma iguaria Divina (Êxodo 16:4).

Aprendendo a confiar em Deus

A ordem de Deus, no entanto, era que o povo colhesse uma porção apenas para um dia. Pois, Ele proveria mais do alimento no dia seguinte. As pessoas que não se atentavam para esta ordem Divina e recolhiam mais do que o necessário, no dia seguinte, encontravam tudo apodrecido. (Êxodo 16:19-20).

“Era uma forma de provar a fidelidade do povo. Porque, Deus ordenou através de Moisés dizendo que ninguém deveria colher mais do que poderia comer naquele dia. Então, o povo colhia só o que precisava. E aquilo era uma prova da confiança do povo em Deus. Mas os que não confiaram, guardaram em casa. No dia seguinte, o maná estava estragado. Porque, eles não acreditaram na Palavra de Deus”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante o encontro do dia 27 de setembro, no Templo de Salomão.

Em outras palavras, o Altíssimo ensinou para o povo duas lições: obediência e dependência. Ou seja, obedecer às orientações de Deus e confiar que Ele cumprirá o que foi dito. O mesmo deve acontecer nos dias de hoje, entre os que servem a Deus.

“Assim, também, nós damos o nosso dízimo e dependemos de Deus. Parece que vai faltar. Se eu tirar 10% e ficar com 90% (especialmente, se eu estiver em uma situação financeira apertada), o pensamento é: vai faltar. Mas, aí está a nossa dependência em Deus. Ele proverá”, concluiu o Bispo.

Igualmente, o Senhor Jesus nos ensinou, na oração do “Pai Nosso”, que o Deus-Pai nos supre a cada dia com o “pão” (tanto o material, quanto o espiritual).

A novela os “Dez Mandamentos“, que foi exibida pela Record TV, ilustrou este episódio da Bíblia. Confira no vídeo abaixo:

Domingo do Maná

Dia 4 de outubro, será o “Domingo do Maná”, em toda a Universal, a festa das primícias com o pão que desceu dos Céus. Participe no Templo de Salomão ou em um endereço mais próximo levando um pão com você. Vale lembrar que você também pode apresentar os seus dízimos no Altar do Altíssimo por meio da plataforma oficial de doação da Universal (clique aqui e acesse). Assista ao vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução RecordTV