O oportunismo na onda do novo coronavírus

O tema foi abordado no programa Entrelinhas, exibido no último domingo. Saiba mais

Imagem de capa - O oportunismo na onda do novo coronavírus

Neste domingo, 29 de março, o programa Entrelinhas, transmitido pelas mídias da Universal, trouxe à tona a discussão sobre o oportunismo que muitos têm praticado durante a pandemia do novo coronavírus.

O programa foi apresentado pelo Bispo Renato Cardoso, que estava ao lado do deputado federal pelo estado da Bahia Márcio Marinho, da deputada federal pelo Rio de Janeiro Rosangela Gomes, do Bispo Adilson Silva, Bispo Leandro Zangarini, coordenador do grupo de evangelização da Universal, e de Fernanda Lelis, coordenadora do projeto Raabe, que ajuda mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante a programação, o Bispo Renato Cardoso aproveitou para destacar a diferença entre oportunidade e oportunismo. Para ele, o novo coronavírus pode trazer oportunidades, mas, infelizmente, tem sido usado como oportunismo.

“Oportunidade é uma coisa positiva, que todos nós devemos procurar fazer de uma situação algo melhor para todos, mas oportunismo é quando alguém quer se dar bem às custas dos outros. O que estamos vendo, diante da pandemia de coronavírus, é muito oportunismo e pouco aproveitamento das oportunidades que essa situação apresenta para todos nós”, destacou o Bispo Renato.

O deputado federal Márcio Marinho ainda pontuou que muitos governantes têm aproveitado a crise de saúde pública para antecipar a campanha eleitoral de 2022.

“Alguns governantes estão querendo antecipar o debate político e estão colocando o coronavírus como pano de fundo para discutir política, justamente para tirar proveito disso nas eleições de 2022”, alertou o deputado.

Problemas maiores

Concordando com todas as normas de segurança propostas pelo Ministério da Saúde, o Bispo Renato ainda reiterou que é preciso que haja equilíbrio durante o isolamento.

“O que temos que pensar é no equilíbrio. Não somos contra o isolamento social. Somos contra a medida que vai quebrar o País e causar um problema muito maior”, disse o Bispo.

Com o isolamento social, por exemplo, algumas partes do Brasil já contabilizam aumento nas denúncias de violência doméstica. “No Rio de Janeiro houve um aumento de 70% de denúncias no plantão do Tribunal de Justiça, mas esses dados se reportam à capital e Niterói. Não refletem a região metropolitana e interior”, afirmou a deputada federal Rosangela Gomes (foto acima).

Fernanda Lelis, por sua vez, completou afirmando que muitas mulheres já têm procurado o Projeto Raabe em busca de ajuda. “A ajuda tem de ser limitada. Tentamos ajudar pelo WhatsApp. Infelizmente, é uma notícia que eu não gostaria de dar, mas o número tem aumentado”, disse Fernanda.

 “Infodemia”

Além disso, o Bispo Renato Cardoso ainda aproveitou para destacar que, ao lado da pandemia do Covid-19, o Brasil precisa lidar com a “Infodemia”. Um termo criado por ele mesmo para elucidar o quanto a grande mídia tem sido responsável por causar ainda mais pânico na população.

A propósito, além de não contribuir com a tranquilização das pessoas, a grande mídia tem se dedicado em atacar a Universal.

“Hoje (29 de março), o pastor que cuida da Universal na região de Santana, aqui em São Paulo, me enviou fotos de uma equipe da rede Globo que estava com a câmera na frente de uma de nossas igrejas para ver se teríamos culto”, disse o Bispo Adilson Silva.

Entretanto, nenhum dos grandes veículos de comunicação tem divulgado o número de ações sociais que a Universal tem realizado.  “Este mês, o Unisocial distribuiu 50 toneladas de alimentos.  Nessa última semana, conseguimos realizar atendimento em casas. 10 mil lares já receberam as visitas dos voluntários da Universal levando alimento, kit de higiene e até álcool em gel”, reiterou o Bispo Leandro Zangarini (foto a cima).

Ademais, o Bispo Renato Cardoso concluiu o programa ressaltando a importância de todos deixarem o oportunismo de lado.

“Vamos aproveitar as oportunidades que esse problema está nos trazendo. Vamos ser equilibrados. Todo extremismo traz desequilíbrio e todo desequilíbrio traz fracasso”, concluiu.

Confira o programa completo no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Reprodução