O milagre da multiplicação
Cena da novela Jesus, da Record TV, que mostra a multiplicação de pães e peixes traz reflexões para a nossa vida
Quem acompanha a novela Jesus, reprisada pela Record TV, às 21h30, assistiu nas últimas semanas uma das cenas mais conhecidas das Escrituras Sagradas: o milagre da multiplicação de pães e peixes realizado pelo Senhor Jesus (Dudu Azevedo). A cena foi baseada na passagem descrita em Marcos 6.36-42: “Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer. Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos”.
Obedecer é crer
Essa passagem bíblica traz muitos lições. Uma delas foi publicada no blog do Bispo Edir Macedo. A postagem diz que o Senhor Jesus abençoou os pães e os peixes, mas Ele não os multiplicou. Embora Ele tivesse, e continue tendo, esse poder para realizar a multiplicação, foi a Fé dos discípulos em obedecer à ordem dEle que fez o milagre acontecer.

Os discípulos creram na bênção e obedeceram à ordem de distribuir os alimentos para as pessoas. Dessa forma, a multiplicação aconteceu nas mãos dos discípulos à medida que os distribuíam. Com essa atitude, Jesus nos ensina que obedecer é crer. Quem obedece se torna a própria bênção, multiplica o que precisa e faz a diferença entre as pessoas.
Amor e cuidado
O Mestre curava os doentes, ensinavca o povo e cuidava de suas necessidades básicas, porque cada pessoa para ele sempre tinha, e tem, seu valor.
Dessa forma, neste milagre, Jesus também deixou um ensinamento sobre o amor e o cuidado com o próximo. Naquela ocasião, Ele pensou em suprir a fome daquele povo, mostrando sua preocupação com todos que O seguiam e O buscavam.
Poder ilimitado
Nessa passagem bíblica Jesus também deixou claro que o Seu poder é ilimitado. Ele não era um homem qualquer, mas o Filho de Deus, com todo o poder do Alto. Então nada era impossível de ser realizado por Ele e não há nada hoje também que Ele não possa fazer na vida daqueles que O servem.
Único pão
A quarta e última lição é que, depois de ter alimentado fisicamente aquela multidão, Jesus afirmou que Ele é o Pão da vida. Isso significa que Ele é imprescindível para todos aqueles que desejam ter vida eterna e comunhão com Deus. Ele disse que somente quem se alimenta dEle, pela Fé, seria salvo: “Então Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.” (João 6.35).
Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas escreveu que Jesus comparou-se ao pão, pois este alimento, independentemente das culturas, sempre está presente no nosso dia a dia. “(…) o que Ele quis dizer é o seguinte: eu sou fundamental para todos os que querem vida. Afinal, o pão representa o alimento que nos fortalece, para subsistirmos, vivermos e nos energizarmos”, ressaltou ele.
Ocorre que muitos têm procurado o pão para suas realizações, para suprir seus prazeres, mas, acabam morrendo espiritualmente no deserto, sem ter alegria e paz. E, o mais triste, sem ter a certeza da Salvação.
O Pão Vivo que desceu do céu é para termos uma vida “viva” não apenas na eternidade, mas no nosso dia a dia, para que possamos desfrutar de tudo, com gozo e realização completos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo