O marido pode conversar com outras mulheres no celular?

Imagem de capa - O marido pode conversar com outras mulheres no celular?

Durante uma das edições do Escola do Amor Responde, uma aluna casada há quatro anos contou que tem um relacionamento estável e o marido a trata bem. Contudo, ele conversa com outras mulheres pelo WhatsApp. Segundo a aluna, ele é uma ótima pessoa e, por isso, ela não sabe o que fazer em relação a essa situação. Os professores Renato e Cristiane Cardoso comentaram o caso da aluna e deram alguns conselhos com base no amor inteligente. Se você também precisa de ajuda, leia o livro Casamento Blindado e acompanhe o programa The Love School, que vai ao ar aos sábados, na Record TV.

ALUNA – Sou casada há quatro anos e tenho um relacionamento estável. Meu marido me trata bem, é carinhoso e me ajuda nas tarefas de casa, mas conversa com outras mulheres no WhatsApp. Eu não sei o que fazer, pois ele é uma ótima pessoa.

Renato – Vamos mudar o foco do problema: vamos supor que ele seja uma boa pessoa, mas ocasionalmente mata alguém ou que ele seja uma boa pessoa, mas, por vezes, aparece com uma arma em casa. Se esse fosse o caso, ninguém diria que isso é normal e justificaria que ele é uma boa pessoa.

CRISTIANE – Eu prefiro um marido que não lave a louça e seja fiel e duvido que qualquer pessoa prefira o contrário. O seu problema é ter aceitado o comportamento do seu marido, pois isso deu luz verde a ele. A situação é igual a de alguns crentes que vão domingo à Igreja e pecam durante a semana toda. Eles pensam que ser de muita fé e dar oferta vai resolver a situação. Deus mostra na Palavra que isso não adianta nada. É melhor nem ir à Igreja. No seu caso: melhor não ser marido do que ser e trair a esposa.

Renato – Eu imagino seu marido falando para você: “já lavei a louça, as contas estão pagas e não conte comigo, pois vou conversar com minhas amigas”. Quando isso acontece, a mudança de pensamento tem que ser eficaz. Ele está sendo um bom marido e cumprindo o papel dele de ajudar em casa, mas ele a desrespeita quando conversa com outras mulheres.

CRISTIANE – Será que você não é suficiente? Por que ele tem que achar outras mulheres para conversar?

Renato – Você precisa entender que isso está errado. Você não tem que aceitar. Você tem que dizer a ele: “se isso continuar, não haverá mais casamento”. Você não pode aceitar uma desculpa esfarrapada. Você tem que ser firme em suas decisões, colocar as cartas na mesa e não aceitar coisas pequenas. Isso pode virar uma bola de neve: depois da conversa vai para um nude, um charme e pode até chegar à traição. A palavra de Deus fala para nos desviarmos do mal. Nossa dica é: corte o mal pela raiz.

CRISTIANE – Cuidado para não ser chata ao apontar erros e cobrar seu marido. Você precisa ser firme, mas respeitosa.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images