O homem honra o lugar que ocupa

Seu valor não depende de sua posição hierárquica

Imagem de capa - O homem honra o lugar que ocupa

De modo geral, os homens são educados para assumir posições de liderança e protagonismo em casa e no trabalho. Isso pode fazer com que alguns se sintam incomodados quando não ocupam o lugar que gostariam.

Alguns que já tiveram posições de liderança e as perderam podem se sentir inferiores ou confusos quanto ao que fazer na carreira, especialmente quando é necessário buscar trabalho em outros cargos. Outros, sob liderança feminina ou de alguém mais jovem, também podem se sentir incomodados ou contrariados quando recebem orientações diferentes de suas opiniões e crenças.

Mas por que esse incômodo, se o valor de um homem não está na posição hierárquica que ocupa? Nem sempre uma posição envolve liderança. Líderes são necessários e, claro, é preciso que haja uma direção a seguir, mas de que adianta que exista a quem seguir sem seguidores? Cada pessoa é importante na função que ocupa, desde a mais simples até a de maior destaque. Além disso, a própria história humana mostra que quem não sabe primeiro obedecer não serve para mandar, pois põe os pés pelas mãos e tudo a perder.

Nenhum time tem sucesso em sua empreitada sem membros confiáveis e integrados. A analogia de peças que formam uma máquina é clichê, mas verdadeira. Se há algo errado com uma delas, o todo tem seu desempenho comprometido e até mesmo para.

Deus, em Sua infinita e incontestável sabedoria, sempre mostra que cada ser humano é importante para Ele, que não olha hierarquia nem faz acepção de pessoas. Ele também mostra que todo papel é essencial. O Senhor Jesus veio para liderar, mas Ele mesmo submetia Sua Vontade à do Pai, como deixou bem claro muitas vezes.

O Próprio Messias afirmou que “na verdade vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e as fará maiores do que estas, porque Eu vou para Meu Pai.” (João 14.12). Cada apóstolo que O serviu fielmente teve um papel muito importante para que a Palavra da Salvação chegasse a nós, como chega até hoje por todos os que obedecem aos mandamentos Divinos. Nem de longe podemos nos igualar ao líder nazareno, mas Ele mesmo mostrou a importância de nossas ações, que sejamos luz com nossa vida e exemplo para qualquer um, famoso ou não, com destaque ou não.

Por essas e outras, se um homem deseja uma posição que ainda não conquistou – uma promoção, por exemplo –, em vez de ficar chateado com isso, deve honrar o lugar em que está naquele momento o melhor que puder, pois, se confia em Deus, sabe que o tempo dEle é correto e eficaz. E, mesmo que continue a ocupar a atual função, o homem de honra dá o melhor de si.

A mídia vende que todo homem deve ser um “macho alfa”, o “líder da matilha”. Só que, sem matilha, não há líder, certo? Ele não se faz sozinho. Além disso, devemos desconfiar bastante da mídia que compara o homem a um bicho.

Portanto, saber ser um liderado fiel é tão digno quando ser o líder, pois um papel complementa o outro e todos saem ganhando se a sintonia e a integração são bem-feitas. Em vez de julgar se seu chefe ou patrão é homem ou mulher, mais novo, mais velho, mais ou menos instruído do que você, pare de focar o pensamento nessas coisas pequenas e olhe se ele ou ela tem capacidade de liderar e confie nessa pessoa. E faça o melhor em sua posição, oferecendo confiabilidade, honra e eficácia. É isso que determina quem um dia estará no alto da hierarquia – que, quando chegar sua vez, também precisará de seguidores confiáveis. E é assim que a história continua.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty images