O filho que todo servo pode ser

A Noite da Armadura de Deus, realizada às quartas-feiras, oferece ensinamentos valiosos para uma vida espiritual fortalecida. Uma lição especial foi mostrada no dia 14

Imagem de capa - O filho que todo servo pode ser

A atenção que a Palavra de Deus requer de nós para que possamos conhecê-Lo e reparar em Seu imenso cuidado conosco é algo que deve ser identificado por quem deseja se aproximar dEle. Esse entendimento é despertado, de uma forma ou de outra, toda quarta-feira, na Universal, no encontro conhecido como A Noite da Armadura de Deus.

No Templo de Salomão, em São Paulo, essa reunião é conduzida pelo Bispo Renato Cardoso, às 20 horas, e reúne milhares de pessoas sedentas de avivamento espiritual. No dia 14 de fevereiro, o encontro, que trouxe como tema o servo fiel e prudente, teve a primeira parte da mensagem do Espírito para toda a Igreja proferida pelo Bispo Edir Macedo, em um vídeo que foi especialmente exibido em todas as igrejas.

Na mensagem, o Bispo Macedo citou o que está descrito em Deuteronômio 13.4: “Após o Senhor vosso Deus andareis, e a Ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a Ele servireis. e a Ele vos achegareis”. E, em seguida, esclareceu que Deus significa “um que é adorado” e também detalhou que uma das maneiras de se achegar a Ele é por meio da oração. “Você pode orar em qualquer lugar e em qualquer situação você pode falar com Deus”, ensinou o Bispo, que não deixou de mencionar que a oração que agrada a Deus “não é da boca para fora, mas envolve o coração.” Em outras palavras, essa expressão de Fé deve vir acompanhada de corpo, alma e espírito.

O Bispo enfatizou que não se deve excluir o lado paternal do caráter Divino de Deus. “Ele é o princípio de tudo. Ele criou todas as coisas”, disse. “Você sempre vai considerar seu pai e sua mãe como superiores e colocar-se diante deles como servo”, acrescentou.

ENTENDENDO BEM
O entendimento sobre o servir pode ter uma conotação negativa pelo histórico da servidão que se tem conhecimento ao longo da História, algo que deturpou o que a palavra deveria significar. No entanto, servir tem uma importante essência espiritual e ela não deve ser ignorada, destacou o Bispo Macedo. Em Gênesis, vemos que fomos criados à imagem e semelhança do Altíssimo. “Lúcifer não era à imagem e semelhança dEle; ele foi criado (por Ele), mas não à Sua imagem e semelhança. (Até que) Lúcifer almejou ser a imagem de Deus, ele almejou ser servido assim como, um dia, O serviu”, explicou.

Sobre essa sutileza do corrompimento espiritual de Lúcifer, a Bíblia esclarece: “… Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; (…). Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”
(Ezequiel 28.12-15).

Assim como Lúcifer tinha todos os anjos às suas ordens, quando Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden, Ele lhes concedeu poder e autoridade. Contudo, apesar de estarem perfeitamente bem, homem e mulher quiseram conhecer o outro lado da moeda: o mal (Gênesis 3). “E desde este momento que eles quiseram ser servidos, houve rebelião e pecado. Eu entendo o pecado como o resultado da ambição de querer ser servido”, expôs o Bispo.

Eu, você e todos nós somos servos de Deus ou de nós mesmos. O fato é que só existe um Senhor, Deus, os demais são servos e podem ser filhos dEle, a depender da escolha que façam, como disse o Bispo. “Apesar de Lúcifer ter toda a glória, Deus não lhe tirou o desejo de realizar a sua própria vontade. E isso todos nós temos: liberdade”, afirmou.

Só por intermédio do Espírito Santo é que nós nos tornamos filhos de Deus, além de Seus servos. “Mas isso só é possível quando a pessoa, primeiro, é serva”, explicou. “Quando o próprio Deus veio ao mundo em (Seu Filho) Jesus, nasceu uma nação nova, um novo Israel, que são filhos de Deus e não apenas Seus adoradores e servos. Esses, os nascidos do Espírito Santo, têm o privilégio de não falar apenas ‘Senhor’, mas ‘Pai’”, finalizou.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Tetra Images/getty images / reprodução