O exemplo de mulher virtuosa
Abisague, personagem da série Reis extraída da Bíblia, atrai a atenção tanto pela beleza quanto pela postura dela
“E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa, e acharam a Abisague, sunamita; e a trouxeram ao rei. E era a moça sobremaneira formosa, e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu” (1 Reis 1.3-4) – é assim que Abisague (Barbara França) é apresentada na Bíblia. Todavia, o fato de ela ter sido escolhida entre tantas belas moças não poderia ser explicado apenas por sua beleza.

“E o que de tão especial Abisague teria, que a diferenciasse das outras, senão o genuíno temor a Deus e o desejo de servi-Lo? Foi com isso em mente que a personagem de Abisague foi construída. Desde sua adolescência, pudemos ver que ela é uma moça de família, que carrega princípios morais e espirituais dentro de si, tudo isso, resultado de seu temor e sua confiança em Deus”, contou Aline Munhoz, coautora da série Reis, exibida na tela da Record TV de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, e no Univer Vídeo.
A filha de Benaia (Angelo Coimbra) e Ariela (Cristiana Galvão) tem um louvável desejo de servir a Deus acima de tudo; poucas pessoas têm essa fé e esse espírito submisso de se sujeitar à Vontade de Deus mesmo quando ela é contrária à sua.
Por isso, Abisague pode facilmente ser descrita como a personificação da mulher virtuosa de Provérbios 31, que, apesar de parecer perfeita, é uma mulher comum com sua família, seu trabalho e suas funções como auxiliadora de seu marido, mas com o diferencial de que teme a Deus: “e isso é o que vemos em Abisague também, ela não é perfeita, tem seus defeitos e suas adversidades, porém, seu temor a Deus faz com que ela veja a vida com olhos bons e sua confiança em Deus a torna uma mulher forte”.

Padrões estabelecidos
Mas Abisague também tem seus defeitos, como esclarece Aline Munhoz: “como toda jovem, em certas situações ela acaba confundindo seus sentimentos e tendo expectativas erradas para a sua vida, trazendo, assim, algumas frustrações. Mas, especial como é, ela sempre dá a volta por cima porque confia nos planos de Deus para sua vida”. A confiança e o temor a Deus são suas maiores virtudes, acompanhadas de sua humildade e de seus padrões bem definidos sobre quem ela é e o que espera, a exemplo da forma como encarava sua vida amorosa, atitude que lhe rendeu até uma listinha com as características que buscava encontrar em seu marido.
Tal definição fez com que ela não cedesse aos homens mais cobiçados de Israel: os príncipes. Mesmo com as investidas de Adonias (Brunno Daltro) e Salomão (Guilherme Dellorto), Abisague permaneceu firme em seus critérios. “Depois do nosso relacionamento com Deus, a nossa vida amorosa é a área mais importante de nossa vida. Quando você conhece o seu valor e conhece a Deus, você não aceita nada menos do que aquilo que Deus estabeleceu como padrão de homem ou de mulher de Deus em Sua Palavra. Se pararmos para pensar, os critérios da lista de Abisague podem ser resumidos em um principal: temor a Deus”, explica. “Por isso Abisague se torna concubina de Davi (Petrônio Gontijo) e, mesmo depois de saber que Davi não a tocará e não a fará sua esposa, ainda assim ela se submete à Vontade de Deus. Apesar de sofrer inicialmente, ela não se revolta contra a situação, ela crê que sua vida está nas mãos de Deus e Ele cuidará dela como for. Poucas têm essa fé e esse espírito submisso de se sujeitar à Vontade de Deus, mesmo quando ela é contrária à sua.”

Amor ou amizade
Na trama, Abisague e Naamá (Ingrid Conte) construíram uma linda amizade. Mas se antes havia cumplicidade entre elas, agora só resta turbulência nessa relação, afinal de contas, as duas dividem o mesmo marido durante a nona temporada da série. “Naamá não consegue entender que Abisague não tem escolha e terá que ser concubina de Salomão, mas o que a enfurece ainda mais é quando ela percebe que Abisague passa a realmente gostar do rei. Ciúmes, brigas e grandes reviravoltas na relação das duas é o que a nona temporada de Reis promete trazer”, antecipa.
Aline reforça que Abisague mostrará na prática o que é confiar em Deus em meio aos momentos mais inesperados da vida e como vale a pena ser fiel a Ele até o fim. Inclusive, tal confiança em Deus e o seu amor por Salomão ganharam músicas inéditas, compostas para a série Reis: Teu Querer e Tentei Fugir. As trilhas da Banda Universos estão disponíveis nas melhores plataformas de áudio e vale a pena incluí- las na sua playlist enquanto acompanha a história de Abisague e outros personagens em Reis.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo