O Espírito Santo: muito além do aqui e do agora

Imagem de capa - O Espírito Santo: muito além do aqui e do agora

A obra do Espírito Santo em nossas vidas vai muito além do que enxergamos na superfície ao pensar nesse assunto, embora o agir dEle no presente chame muito nossa atenção. Por mais experiência que tenhamos com Ele, temos ainda muito a experimentar nessa convivência íntima com Deus, com o próprio Espírito dEle dentro de nós.

O clichê “quanto mais aprendo, mais percebo que tenho a aprender” se torna completamente verdadeiro. Mesmo que a pessoa não falte a nenhuma reunião na Igreja, faça a leitura da Bíblia com atenção, medite no que é lido, receba bênçãos e milagres, a vida com o Espírito Santo vai bem além.

Talvez por causa de uma visão limitada de tudo o que podem ter com o Espírito de Deus em suas vidas, muitas pessoas podem ter sido libertas de possessões malignas, mas continuam presas aos grilhões das vontades e dos desejos da carne. Deixam as inclinações causadas pelas emoções tomarem a frente do que o espírito e a razão deveriam controlar e decidir. Não deixaram ainda o Espírito Divino ser o senhor de suas vidas, por isso não há plenitude.

Então, é como se tivessem o Espírito Santo, o acesso a Ele, mas não o utilizassem. É como comprar um bom equipamento para o trabalho e deixá-lo guardado na gaveta, enquanto a produtividade cai ou é insatisfatória.

Isso se aplica tanto à vida prática quanto à espiritual, que influencia tudo. Por que o Brasil tem uma população que em breve será de maioria evangélica e a qualidade de vida do País não está nem perto de ser a ideal para quem pode contar com as promessas de Deus contidas na Bíblia?

É só um exemplo de tudo o que poderia ser feito tanto na vida de cada um quanto na de um povo que seria grandioso (e não só de quantidade) se obedecesse a Deus e fizesse valer Sua vontade entre todos. É o que alguns estão tentando fazer, inclusive autoridades usando essa fé, mas a maré contrária é grande. E depois não sabem o porquê de tudo estar como está.

Como podemos usar esse acesso que Deus nos dá ao Seu Próprio Espírito dentro de nós em nosso dia a dia?

O primeiro passo, claro, é querê-Lo. Obedecer a Deus para receber Seu Espírito. Feito isso, usar da sabedoria que Ele proporciona para discernir emoção da razão, não deixando a primeira “atropelar” a vida e fazer com que ela seja uma tentativa infrutífera e sem fim de administrar consequências ruins.

Estando com Ele, mas ciente disso, a pessoa nunca mais estará sozinha em suas lutas. Tendo o próprio Criador de tudo o que existe em nós, a visão da vida é outra, muito além do que os olhos humanos podem ver.

Mas é fácil se esquecer disso com a lida diária, as demandas. Quando o indivíduo está bem, parece que vai resolver qualquer coisa e que tudo anda. Mas e se de repente vem uma doença grave, a perda de um ente querido, um revés financeiro, uma baixa na empresa que foi erguida com tanto esforço? De repente se tem noção da finitude, da impotência. Qual é a sua reação diante desses desafios?

Claro, há quem, mesmo diante da barreira, opta por rompê-la. Quem tem o Espírito Santo e faz bom uso dEle, tem Quem ouça seu choro, mas também Quem lhe dê forças para logo em seguida enxugar o rosto, se levantar e ir buscar sua vitória. São pessoas de fé que estão habilitadas a ganhar almas e servir a Deus. E, assim, auxiliam e orientam outras pessoas a buscar o caminho da fé e da Salvação.

Quem já pôs isso à prova está aí com a vida andando muito bem, a vista de todos, como sempre vemos nos testemunhos nas mídias da Universal como esta que está em suas mãos neste exato momento.

Não pense que, por ter o Espírito Santo em você e por ter conquistado muito com Ele, a história se encerrará aí. Sempre há como alcançar um nível mais íntimo de relacionamento com Ele. Sempre há um degrau a mais para subir nas conquistas. Se acha que já conquistou muito na vida, você pode se surpreender.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images