“O diagnóstico de câncer é como se fosse uma condenação”

A descoberta de um tumor maligno leva muitas pessoas a questionarem a existência de Deus, mas Izabel Lima se apegou ainda mais a Ele para vencer a doença que poderia ser letal

Imagem de capa - “O diagnóstico de câncer é como se fosse uma condenação”

Depois de realizar exames de rotina em 2021, a dona de casa Izabel Cristina de Lima, de 59 anos, foi diagnosticada com um nódulo maligno na mama esquerda, o que foi um espanto para ela. “Eu sentia como se fosse um caroço ao tocar, mas achava que não era nada demais. Ouvir que estava com câncer de mama foi um grande susto”, conta.

Como Izabel já frequentava a Universal, ela sabia que a fé seria a sua principal ferramenta para obter o milagre da cura e, por isso, não desanimou com a notícia, apesar de saber que os dias vindouros seriam difíceis. “A sensação quando eu ia aos médicos era de ter recebido uma condenação e estar destinada à doença ou à morte, mas, ainda assim, acreditei no poder de Jesus”, afirma.

Foi com a crença no poder e na ajuda divina que ela passou pela cirurgia para remover o nódulo, seguindo a indicação médica, em 2022. O objetivo era não permitir que o nódulo evoluísse mais ou atingisse outras partes de seu corpo. Izabel declara que, em todos os momentos, percebia o cuidado e a Presença de Jesus ao seu lado: “a cirurgia ocorreu bem, não tive complicações e minha recuperação foi tranquila, mesmo em meio àquela situação”.

Depois da cirurgia, Izabel começou o tratamento radioterápico e quimioterápico, que ela considerou que foi um dos momentos mais difíceis: “fui submetida a quatro sessões de quimioterapia e a 18 sessões de radioterapia. Foi complicado porque, além das várias visitas à clínica, eu tinha reações, como sensações ruins e náuseas, pois o tratamento era agressivo e eu passava mal”.

Outra consequência do tratamento foi a perda de cabelo, que, aos poucos, foi caindo, o que afetou a autoconfiança e a autoestima dela. Contudo Izabel diz que a fé a sustentou em todos os momentos: “Deus me ajudava a enxergar a vitória e, enquanto ela não se concretizava, Ele me ajudava e renovava as minhas forças para cuidar da casa, trabalhar e viver. Eu tinha uma força que me enchia de coragem e de vontade de viver”.
Ela afirma que essa força vinha como resposta às suas orações e ações de fé. Ela usava a água consagrada, participava da Corrente do Milagre e confiava nas promessas de Deus, como a que está registrada em Isaías 53.4: “Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si”. Essa foi a Palavra na qual Izabel depositou suas esperanças e que foi essencial para que ela continuasse lutando e acreditando no milagre. “As orações das obreiras, as palavras de Fé durante as reuniões e também a própria Palavra de Deus me fortaleciam e me mostravam que eu não nunca estava sozinha”, ressalta.

Em agosto de 2023, ela realizou um novo exame atendendo ao pedido do médico e o resultado mostrou que sua fé não foi em vão. “Quando a médica avaliou o resultado e disse que não havia mais nenhuma alteração e estava tudo bem, foi uma grande felicidade, pois o milagre se concretizou”, expressa.

Hoje, ela segue sua vida tranquilamente, sem sequelas e confirma que o amor e a misericórdia de Deus a ajudaram até aqui: “nesses momentos somente Deus para nos fortalecer e nos fazer seguir acreditando. Ele foi fiel em todos os momentos e até hoje faço acompanhamento médico e nenhum mal é constatado”, conclui.

Câncer de mama

É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, o que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem rápido e outros crescem lentamente. Na maioria dos casos, quando o câncer é tratado adequada e precocemente, a pessoa recebe bom prognóstico de cura. Apesar de raro, o câncer de mama também acomete homens, mas representa apenas 1% do total de casos da doença.

Quais os sintomas?
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Quais são os tratamentos?
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, as características biológicas do tumor e as condições da paciente (idade, se já passou ou não pela menopausa, doenças preexistentes, etc.). As modalidades de tratamento do câncer de mama são:
• Tratamento local: cirurgia e radioterapia;
• Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Fonte: Ministérioda Saúde

Cura total pela fé

Você também pode usar a fé e obter a cura para si mesmo, ou para um familiar. Participe da Corrente dos 70, que ocorre todas as terças-feiras na Universal.

No Templo de Salomão, em São Paulo, os horários são às 10h, 15h e 20h. Você ainda pode participar em uma Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Cedidas