Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 12 de março de 2019 - 12:52


O desafio é amar quem não nos ama

Entenda por que essa atitude revela o caráter dos filhos de Deus

Não há nada melhor do que amar e ser amado. Fazer o bem àqueles que amamos, com quem temos afinidades. Ser gentil com quem é gentil conosco. Sorrir para quem sorri de volta.

Porém, o Senhor Jesus ensina que não há méritos em amar os nossos amigos.

O desafio do amor está em amar justamente aos que não nos trazem benefício algum, aos que se posicionam como nossos inimigos.

Essa importante lição foi retratada na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV.

Assista ao vídeo abaixo:

“Até os publicanos fazem isso!”

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!” Mateus 5.46,47

Para ilustrar bem o quanto fazer o bem apenas a quem também o faz para nós não passa de um dever, o Senhor Jesus usou como exemplo os publicanos e os pagãos.

Os primeiros eram criticados severamente pelos judeus por serem considerados traidores do seu povo. Eles também eram judeus que cobravam tributos para o império romano, e muitos eram corruptos. Não satisfeitos com os valores absurdos que Roma coletava, eles ainda cobravam mais em cima e enriqueciam às custas da miséria do seu próprio povo.

Por isso, eram uma classe tão rejeitada. Não queriam nem a convivência com os tais, a fim de não serem contaminados. Já os pagãos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

Ao usá-los como exemplo, Jesus estava expondo que, se mesmo sendo corruptos eles conseguiam amar quem os amava, os Seus discípulos e todos os que se dispõem a servi-lO devem fazer muito além.

Amar é um desafio

Não há desafio em amar quem nos ama. Amor é sacrifício, por isso, o desafio consiste em amar justamente as pessoas difíceis, que não nos querem bem, que nos maltratam. Amar é fazer o que é justo por todos, independentemente do bem que nos fazem ou deixam de fazer.

Jesus ressaltou que:

“Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. ” Mateus 5.45

Se Deus, que tem todos os motivos para fazer acepção, não faz, ao contrário, dá oportunidades todos os dias, tanto para bons quanto para maus, por que nós não o faríamos?

E, mais: Ele condiciona esse sacrifício como característica de Seus Filhos.

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, ele explica que esse amor não é movido pelas emoções, mas baseado no sacrifício pessoal que irá refletir a fé daqueles que dizem crer em Deus. “Expressar esse amor aos inimigos exige renúncia de si mesmo”, ressalta.

O Bispo ainda destaca que amar quem nos odeia, mostra o caráter Divino no ser humano, pois envolve sacrifício e é este tipo de amor – o sacrificial – que merece respeito e recompensa eternas. “Os religiosos e hipócritas jamais conseguirão amar assim, pois esse tipo de amor é sublime demais para quem vive de aparências e teorias”, conclui.

Acompanhe diariamente aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos da novela Jesus, além da história dos personagens e lições de fé que podemos extrair deles. Não perca!


  • Núbia Onara / Foto: iStock 


reportar erro