O crescimento dos evangélicos no Brasil

É preciso assumir a Fé no Senhor Jesus. Entenda

Imagem de capa - O crescimento dos evangélicos no Brasil

Em um período de dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou um aumento de 61% da população cristã evangélica no País. Em contrapartida, o número de cristãos católicos encolheu 12,2%. Os dados são do Censo de 2010, a pesquisa oficial
mais recente.

Segundo o pesquisador José Eustáquio Diniz Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, “a tendência é um declínio absoluto e relativo das filiações católicas” e “um aumento acelerado das filiações evangélicas”. A análise foi apresentada em um seminário, em maio do ano passado.

A consequência dessa inversão do alcance na população entre as religiões foi que o Brasil se tornou o País com maior crescimento de evangélicos nos últimos anos. A avaliação é do pesquisador Paul Charles Freston, graduado em História e Antropologia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Onde surgiu o termo “cristão”?
Vale observar que o termo “cristão” apareceu pela primeira vez na cidade de Antioquia, na atual Turquia, quando alguns dos habitantes passaram a abandonar suas crenças e valores culturais e começaram a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, que eram apresentados pelos apóstolos durante as viagens missionárias (Atos 11.26).

Entretanto, nos dias de hoje, esse termo foi banalizado e pode ser utilizado, por exemplo, para apenas designar uma pessoa que frequenta a igreja. Mas, como observa o Bispo Edir Macedo em suas anotações bíblicas, “cristão de fato é aquele que não apenas frequenta uma igreja, mas também renuncia a si mesmo para obedecer à vontade de Deus”. Desse modo, o cristianismo é uma maneira de viver em comunhão com o Senhor Jesus.

Onde surgiu o termo “evangélico”?
Já o termo “evangélico” surgiu durante a Reforma Protestante. Até meados do século 16, a Igreja Católica tinha um grande poder de influência nos Estados e em suas populações. Porém, certo dia, um homem chamado Martinho Lutero passou a meditar sobre trechos do Novo Testamento e compreendeu algo importante: o justo vive pela fé (Romanos 1.17). Foi então que, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou um documento chamado “95 teses” na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, questionando os ensinamentos católicos. Com o passar do tempo, a Reforma ganhou força pela Europa e outras pessoas ajudaram a traduzir e a explicar a Bíblia nos idiomas locais.

Naquela época, ocorreu um rompimento definitivo desses pensadores e de parte da população com a Igreja Católica. De acordo com o The Oxford Dictionary of the Christian Church, desde a Reforma, o termo “evangélico” tem sido aplicado às igrejas protestantes. É uma referência aos quatro livros do Novo Testamento que narram a trajetória do Senhor Jesus na Terra.

Por esse motivo, o IBGE classificou a Universal, entre as religiões, como “Evangélicas de origem pentecostal – Igreja Universal do Reino de Deus”.

Assuma a sua fé no Senhor Jesus
Agora que você sabe de onde vem o termo “cristão evangélico”, entenda que é necessário fazer mais do que apenas assumir esse título. É preciso abraçar a Fé em Jesus Cristo e decidir ter um modo de vida segundo os ensinamentos bíblicos pois, como seguidores do Filho de Deus, temos de agir como Ele e representá-Lo aqui na Terra.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Demetrio Koch