O Consolador nas horas de luto

Como o Espírito Santo pode ocupar o lugar da dor e trazer cura para as perdas que marcam a vida

Imagem de capa - O Consolador nas horas de luto

O 19 de junho é conhecido como Dia Nacional do Luto no Brasil. A data é dedicada à reflexão sobre este processo — que vai muito além da perda de entes queridos. Ele inclui separações, desemprego, perda de sonhos, bens importantes, entre outros.

O sentimento de luto:

O luto é o processo natural de adaptação diante de uma perda significativa. Ele envolve uma série de sentimentos (tristeza, ansiedade, angústia, raiva, culpa, solidão), pensamentos (dificuldade de concentração, negação, questionamentos) e até sensações físicas (insônia, fadiga, alterações no apetite).

É um momento complexo e pede das pessoas próximas ao enlutado a compreensão, o acolhimento e a empatia.

Apoio Divino:

Não há quem entenda mais o ser humano do que o próprio Deus. Além de ser nosso idealizador e criador, Ele veio em forma humana por meio do Senhor Jesus e sabe o que é estar em nosso lugar. Por exemplo, Ele sentiu a morte de Seu Amigo Lázaro pouco antes de ressuscitá-lo (veja João 11:33-36). Também nos deixou o Espírito Santo, que é o Consolador dos que se entregam totalmente a Ele. Assim, Ele é o melhor refúgio para os que têm de lidar com a dor da perda e/ou estão com dificuldade de vencer totalmente o luto.

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre. (…) Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”

João 14.16-18

“O Espírito Santo vai tomar o lugar da sua dor, Ele vai consolar (…) e você vai ter a memória da pessoa que você perdeu, mas não vai doer mais porque a dor foi tirada. É isso que acontece quando você permite que o Espírito Santo tome o lugar da sua dor. O Espírito Santo lhe dá o amor de Deus de tal forma que Ele consola você pela perda, seja do que for. Mas é preciso que você traga o Espírito Santo para sua vida, para seu coração. Coloque-O no lugar daquilo ou daquela pessoa que você perdeu”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Faça isso:

Se você precisa de ajuda para lidar com uma perda ou desabafar sobre qualquer assunto, receba apoio agora mesmo acessando o Pastor Online.

Você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Caso esteja em São Paulo, vá ao Templo de Salomão.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock