O choque: quando ele se conheceu

Imagem de capa - O choque: quando ele se conheceu

Você provavelmente conhece a história do apóstolo Pedro, discípulo do Senhor Jesus, que negou, por três vezes, que O conhecia. Muitas pessoas conhecem essa história, mas, talvez, não por este ângulo demonstrado aqui: quando Pedro negou que conhecia Jesus, na verdade ele descobriu que não era ele que não conhecia o Mestre, mas sim que não conhecia a si mesmo.

Imagine o choque de realidade que Pedro teve com ele mesmo. Ele tinha uma ideia muito falsa, muito errada de si próprio. Ele se achava um super-homem que estaria pronto para qualquer coisa, mas, na primeira prova, ele foi reprovado. Essa é uma lição tremenda para todos nós.

Muitas pessoas se comportam como Pedro. No calor da emoção falam palavras bonitas como: “eu amo Jesus”, “Jesus é tudo para mim”, “eu nunca vou abandonar Jesus”, “quero servir Jesus até a morte”, “eu nunca vou olhar para trás”, “nunca vou me desviar para a esquerda nem para a direita”. Só que o que elas não sabem é que têm uma ideia errada de si mesmas e se apoiam no seu próprio conhecimento, seu entendimento e sua estrutura. Contudo a Palavra de Deus nos avisa com respeito a isso: “confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (…) não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3.5-7).

Temos a tendência de confiar em nós mesmos, de sermos sábios aos nossos próprios olhos e de achar que somos mais fortes do que realmente somos. É importante, claro, que você tenha autoconfiança e seja seguro de suas escolhas e decisões. Mas isso não deve ser feito demasiadamente, pois a pessoa que acredita em si mesmo em demasia deixa até Deus de lado, porque diz: “eu me garanto”. Agindo assim, ela é uma candidata ideal para estar nessa situação de Pedro: de total constrangimento e de sofrer um choque de realidade.

Pedro se conheceu através daquela situação e é importante que você se conheça também, se humilhe e se coloque em uma posição de dependência de Deus. Você tem que colocar toda a sua confiança em Deus e andar sempre olhando para Ele, apegado a Ele e se avaliando, se corrigindo, para que você também não passe por um constrangimento tremendo de chegar a negar que conhece o Senhor Jesus através de suas atitudes e que, na verdade, vai indicar que você não conhecia a si mesmo.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Goodboy Picture Company/getty images