O chamado de Abrão e suas lições

Quando ouvimos a voz de Deus, todos os nossos medos, angústias e inquietações desaparecem

Imagem de capa - O chamado de Abrão e suas lições

O chamado de Abrão era uma das cenas mais esperadas da 6ª fase de “Gênesis”, que relata a trajetória de Abrão depois da saída de Ur dos Caldeus.

Até então, embora Abrão cresse no Deus Único que conheceu por meio da mãe, ele nunca havia tido uma experiência pessoal com Ele. O conhecia apenas de ouvir falar.

No entanto, ele tinha certeza da sua existência, por isso, nunca nem sequer cogitou adorar outros deuses, apesar da influência negativa do pai e da pressão que sofria da sociedade da época.  Obviamente, tamanha integridade e pureza de caráter jamais passariam despercebidas do Criador.

Mas, o que também chama atenção na cena é o momento e as circunstâncias nas quais Deus se revelou a Abrão.

Reveja a cena:

Foi o momento em que Abrão mais se sentia perdido, sozinho, humilhado, incompreendido por todos –  até por quem mais amava, a esposa Sarai, que Deus escolheu para aparecer para ele.

A verdade é que o deserto é o local preferido de Deus para falar com os Seus escolhidos. Porque é quando estamos atravessando um deserto espiritual e nos sentimos sem saída, que mais buscamos refúgio nEle e, consequentemente, nos tornamos mais sensíveis para reconhecer a Sua voz. Como aconteceu com Abrão.

A voz de Deus nos fortalece

Alguns minutos antes ele caminhava atônito, enquanto era bombardeado por vozes que o enfraquecia e fazia com que se sentisse ainda mais humilhado. Mas, no momento em que Abrão ouviu a voz de Deus, seu semblante mudou e aquela nuvem pesada que pairava sobre a sua cabeça se desfez instantaneamente. A partir de então, Abrão deixou de ser aquele homem fraco que vivia à sombra do pai, Terá, que o oprimia.

Assim é a voz de Deus. Quando a ouvimos, todos os nossos medos, angústias, inquietações, conflitos interiores, desaparecem. E imediatamente somos tomados de uma paz e uma alegria que nos torna forte e inabaláveis.

Se neste momento você está enfrentando um deserto seja na sua vida espiritual, emocional, familiar ou econômica, saiba que este é o momento propício para ter uma experiência pessoal com Deus. Quando isso acontecer, você nunca mais será a mesma pessoa.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: