O casal mora junto, mas ele não quer oficializar a união

Uma aluna de 19 anos entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso durante uma das edições da Escola do Amor Responde para pedir conselhos para melhorar seu relacionamento. Ela tem um parceiro de 52 anos. O casal está junto há quatro anos e tem uma filha de dois anos e meio. Ela disse que, apesar da diferença de idade, ela o ama muito e ele a completa. Entretanto ele está se divorciando e já afirmou que, quando o processo for finalizado, não quer casar em seguida. A aluna não concorda com isso e não sabe o que fazer.

ALUNA – Tenho 19 anos e meu parceiro tem 52. Estamos juntos há quatro anos, moramos na mesma casa e temos uma filha de dois anos e meio. Apesar da diferença de idade, eu o amo muito e ele me completa. Ele está se divorciando e disse que depois disso não quer se casar por enquanto. O que devo fazer?

RENATO- Está um pouco tarde para você fazer esta pergunta, já que vocês moram juntos e têm uma filha. Só agora você está falando em se casar?

CRISTIANE – Você entrou neste relacionamento quando ele ainda não tinha se divorciado e este detalhe é muito importante. Por mais que você diga que o ama, vocês estão em um relacionamento que começou errado. Você mora com ele, mas está em dúvida porque depois que sair o divórcio ele quer agir de outra maneira e parece que quer sair de casa.

RENATO– Imagino que ele diga que vai casar depois só para que você acredite, mas vocês já estão morando juntos.

CRISTIANE – Você o conheceu quando tinha apenas 15 anos. Isso é praticamente pedofilia. Hoje em dia, as pessoas fazem isso e não pensam que a idade deveria ser um fator a considerar. Os sentimentos estão sendo colocados acima dos fatos. Você é uma garota que tem uma criança de dois anos e um namorado de 52 anos. Este homem está se separando e já viveu muito mais do que você. Ele já viveu mais de duas vidas suas. O mínimo que se espera dele é a atitude de um homem maduro, mas ele não quer se casar com você. Além de entrar em um relacionamento errado e trair a esposa, ele está deixando claro que você não deve
criar expectativas.

RENATO- questão é difícil. Depois de quebrar os ovos é difícil conseguir tê-lo inteiro de novo. Você não vai conseguir ter um ovo inteiro, então terá que lidar com a situação que está diante de você. Você tem um parceiro que não quer casar e uma filha. Você quer manter sua vida nessa indefinição? Pense: se ele quer formar uma família com você, mas não quer se casar, o que você acha que isso significa? Não faz diferença você amá-lo ou não porque ele não está preparado para se casar.

CRISTIANE – Ele está tentando resolver a situação com a ex, mas por que não resolve com você também? Ele está se divorciando dela, mas não quer nada com você.

RENATO – Ele não está enganando você. Ele está falando a verdade e você quer forçá-lo a viver algo que não existe. Está escrito em Amós 3.3: “dois não podem andar juntos se não há acordo entre eles”. O mínimo que vocês devem fazer é resolver o que há em comum entre vocês. Ele tem que dar suporte financeiro à filha e você deveria voltar para a casa de seus pais. Acorde para a vida, pois você entrou nessa muito nova e agora quer realizar seu sonho, mas, voltando à história dos ovos, eles já estão quebrados e não dá mais para mudar isso. O melhor é acordar e ver se o pesadelo acaba.

CRISTIANE – Ele não a completa. Você está errada ao se apegar a uma coisa que ele fez bem, que foi ter sido romântico, mas só isso não basta. A fidelidade, a segurança e outros aspectos que tornam o relacionamento saudável também são importantes.

RENATO– Desconfie quando alguém disser: “fulano me completa”. Uma pessoa que é inteira não precisa de outra para completá-la: ela quer outra para acrescentar algo à sua vida e não completá-la.

imagem do author
Autor

Kaline Tascin/ Foto: getty images