O casal decidiu se divorciar

Imagem de capa - O casal decidiu se divorciar

Na Escola do Amor Responde, o aluno André explicou aos professores que é evangélico e se casou com a primeira e única namorada que teve. Os dois ficaram casados durante quatro anos. Segundo ele, por falta de maturidade e experiência, eles decidiram que o divórcio seria a melhor opção. O casal se separou há pouco mais de um ano e, desde então, tudo ficou ainda mais complexo. André tem sofrido muito e pediu que reatassem, mas a ex-companheira disse que não o ama mais e, por isso, ele pediu ajuda para saber o que fazer.

ANDRÉ – Sou evangélico, me casei com a minha primeira e única namorada e passamos quatro anos casados. Por falta de maturidade e de experiência, pensamos que a separação seria a melhor saída. Nos divorciamos há pouco mais de um ano e tudo ficou mais difícil para ambos. Tenho sofrido muito com essa situação e tentei reatar com ela, mas ela disse que não me ama mais e não deseja voltar. Tenho lutado, orado e feito propósitos com Deus. O que devo fazer?

RENATO – É muito comum que as pessoas sejam surpreendidas depois do divórcio com a realidade que as atinge bem no meio da testa. Elas decidem em comum acordo que a separação será a melhor opção e terminam o casamento. Passado um ano, elas percebem que poderiam ter se esforçado mais e tentado resolver o problema. A raiva passa, elas olham a situação de outro modo e percebem que não se tratava de um bicho de sete cabeças. Havia solução para o problema e elas não perceberam antes.

CRISTIANE – André, você alega que vocês terminaram por causa da falta de maturidade, contudo você precisa compreender que isso é algo normal. Não há como você se casar hoje e julgar que tem tudo que precisa no seu casamento, porque somente depois de casado você passará por situações que testarão o seu caráter, sua maturidade, sua paciência, seu amor e sua fé. As pessoas começam a ter muitos atritos e julgam que eles são sinais de que a união não dará certo, todavia os conflitos são sinais de que vocês precisam resolver as manias e os comportamentos individuais. Atritos e imaturidade são normais em um casamento. Eu e o Renato vivemos isso e creio que todo casal também viva.

RENATO – O que ninguém diz aos solteiros é que o casamento é a arte de solucionar problemas. Falamos disso no livro Casamento Blindado. Você precisa aprender a resolver os seus problemas.

CRISTIANE – Esses problemas estavam escondidos e talvez você nem soubesse. Você passa por situações em que tem reações que não sabia que teria. Você só descobre isso depois de se casar. Não é só a outra pessoa que traz problemas para que você resolva, você também traz problemas para ela.

RENATO – O maior número de suicídios é de pessoas abaixo de 34 anos. O que há em comum entre elas é o fato de que não conseguiram solucionar os seus problemas. Elas julgaram que por não saber lidar com os conflitos essa seria a melhor saída. Não saber lidar com as dificuldades está ligado à juventude e indica imaturidade e falta de experiência. As pessoas mais velhas, que já ultrapassaram alguns obstáculos, reagem diferente da pessoa mais nova. O seu casamento tinha apenas quatro anos e vocês ainda estavam na fase de conhecer os gostos musicais, por exemplo, mas escolheram desistir e fizeram a maior burrada de suas vidas.

CRISTIANE – Você deve verificar o que fez de errado, o que deixou de ceder a ela e o que deveria mudar. Talvez sua mudança possa conquistá-la de novo, mas ela pode não querer voltar nunca mais. Pelo menos, ao fazer uma análise, você não cometerá mais os mesmos erros. Aprenda para que no próximo relacionamento você não desista novamente. Quando você tem algo muito bom na sua vida, você precisa lutar muito e sacrificar. O casamento feliz dá trabalho e, às vezes, você tem que mudar seu comportamento e suas atitudes. Entenda que, depois do seu casamento com Deus, a vida amorosa é a melhor coisa que você tem. É preciso se empenhar, principalmente nos primeiros anos, para ter um relacionamento feliz o tempo todo e alguém que o apoie e o ajude.

RENATO – Você precisa observar que lições obteve com os erros que ambos cometeram e que fizeram com que desistissem cedo demais. Às vezes tomamos decisões que têm consequências negativas, você não poderá fugir delas. Parece que você está mais propenso a voltar do que ela. Nossa sugestão é que você use sua disposição para entender o que levou vocês ao divórcio, pois, independentemente de voltar com ela ou não, você precisará mudar.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: solidcolours/getty images