O câncer se escondeu nela por sete anos
Quando Kethlyn Ortiz descobriu a doença, seu estado já era grave
Em 2019, aos 46 anos, a cenógrafa de eventos Kethlyn Ortiz descobriu um câncer de pele a partir de uma simples mancha. Ao perceber os sintomas, ela resistiu a buscar ajuda, acreditando que fosse algo inofensivo. “Inicialmente, quando começou a coçar, julguei que fosse apenas uma micose e não dei importância. Tentei resolver por conta própria aplicando pomadas, mas percebi que estava piorando. Então, procurei ajuda médica”.
Depois da primeira consulta, a médica imediatamente descartou a possibilidade de que fosse apenas uma micose e pediu que Kethlyn realizasse uma biópsia e um ultrassom para determinar a extensão e a profundidade do câncer e identificar o tipo da doença. “Desde o início, ela me alertou sobre a possibilidade de que fosse câncer de pele ou de mama. Fiquei sensibilizada quando ela comentou que possivelmente o tumor estava em estado avançado em razão da minha demora em buscar assistência.”

Kethlyn conta qual foi sua reação: “quando recebi o diagnóstico, foi difícil de aceitar, mas confiando na minha fé, sabia exatamente onde buscar ajuda, pois eu já conhecia o Senhor Jesus. Por ter perdido minha mãe para o câncer de mama, roguei a Deus para que não tivesse o mesmo destino”. O resultado da biópsia confirmou que ela estava com câncer de pele em estágio avançado. Além disso, os médicos identificaram que ela não estava com a doença há pouco tempo, mas há muitos anos, aproximadamente desde 2013, embora ela só tenha descoberto naquele período.
Kethlyn descreve que viveu fases extremamente desafiadoras e, às vezes, até humilhantes: “os momentos mais difíceis eram quando eu olhava para as minhas camisetas encharcadas de sangue por causa da ferida que não parava de sangrar. Houve um período em que eu só usava camisetas escuras para disfarçar os sangramentos”. Ela enfatiza que nunca considerou desistir, pois seu casamento estava marcado e ela desejava firmar a união no Altar de Deus.
A situação de saúde de Kethlyn era grave e ela teve de fazer uma cirurgia de emergência. Ela e o futuro marido persistiram na fé e lutaram incansavelmente por sua vida. “Eu estava há muito tempo na Universal e não entendia por que Deus permitiu que eu tivesse câncer, mas, mesmo assim, participamos da corrente de terça-feira no Templo de Salomão. Eu tomava a água consagrada, usava o lenço ungido com óleo santo e implorava a Deus diariamente pela minha cura. Apesar das previsões negativas dos médicos, eu mantive minha luta na fé”, declara.
O fato desse ano ter sido o do auge da pandemia de covid-19 tornou o caso dela ainda mais delicado. Em julho de 2020, Kethlyn passou pela operação e em setembro do mesmo ano celebrou seu casamento no Altar de Deus. Para maior dor de Kethlyn, em 2021 seu esposo faleceu justamente pela covid-19. “Não foi fácil, mas a presença do meu marido nos momentos mais difíceis foi uma permissão divina. Meu marido esteve ao meu lado, me apoiou na saúde e na doença e desempenhou seu papel antes de partir para os braços de Jesus. Reconheço que somente o Espírito Santo pôde me sustentar durante o período de enfrentamento de tantas dores simultâneas”.

Ainda em 2020, após sua luta contra o câncer, o milagre aconteceu. Uma nova biópsia e o retorno para uma consulta revelaram um resultado surpreendente, que superou as expectativas tanto dela quanto da equipe médica: não havia mais nenhuma célula cancerígena em seu corpo.
A cura completa de Kethlyn foi atribuída à sua fé e perseverança, sempre confiando em Deus. “Recorri à medicina dos céus. Os médicos ficaram surpresos e, considerando que o câncer estava em meu corpo há sete anos, esperavam um quadro ainda mais grave, porém ele se limitou à terceira camada da minha pele. A médica até me falou: ‘você deve ser uma pessoa muito especial’. Respondi que a verdadeira bondade vem de Deus. Se estou aqui, é por Sua graça. A palavra ‘câncer’ abala a estrutura humana, mas mantive minha fé firme no Altar, pois sabia que dali viria minha vitória. Hoje a minha pele é tão macia quanto a de um bebê”, conclui Kethlyn.
Cura total pela fé
Você também pode usar a fé e obter a cura para si mesmo, ou para um familiar. Participe da Corrente dos 70, que ocorre todas as terças-feiras na Universal.
No Templo de Salomão, em São Paulo, os horários são às 10h, 15h e 20h. Você ainda pode participar em uma Universal mais próxima.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo