O amor que se transformou em frustração
Depois de passar por cima das orientações de Deus, Salomão e Naamá se entregaram à paixão e colheram as consequências de suas escolhas
Se relacionar amorosamente com alguém é um desejo de quase todo ser humano, mas atualmente muitos não sabem nem sequer o que é amor. Para romper muitos mitos sobre o tema, a oitava temporada da série Reis, chamada A Consequência, exibida pela Record TV e pela plataforma Univer Vídeo, está contando a história de Salomão (Guilherme Dellorto), filho do rei Davi (Petrônio Gontijo), e Naamá (Ingrid Conte), sobrinha de Zeleque (Robson Santos), um dos valentes do rei.
Naamá se encantou por Salomão desde que foi salva por ele na infância. Na fase adulta, ela o reencontra e passa a escrever papiros românticos para ele. Salomão, que estava interessado em Abisague (Barbara França), fica curioso para conhecer a pessoa que escreve aquelas cartas e rapidamente se deixa levar pelo sentimento de paixão antes mesmo de conhecê-la. Eles passam a se encontrar sem o conhecimento de outras pessoas e sem a permissão do tio da moça e começam, assim, um relacionamento às escondidas. Guiados pelo coração e pelos desejos humanos, eles passam por cima de todas as fases de um relacionamento – namoro, noivado e casamento – e pulam para a relação física.

E, dessa forma, começam os problemas vinculados às expectativas, pois, enquanto ela se entregou ao príncipe com a esperança de que eles se casassem, ele não tinha a mesma intenção. Quantas mulheres cometem o mesmo erro e terminam frustradas e abandonadas?
As etapas de um relacionamento não servem para tirar a liberdade das pessoas que estão se envolvendo, mas para proporcionar a elas a oportunidade de fazer escolhas com base na razão, conforme explica a autora da série, Cristiane Cardoso: “as fases servem como limites para que o casal possa se conhecer bem durante o namoro e então tomar a decisão se quer ou não passar o resto de seus dias junto. Caso os dois decidam que sim, eles noivam para, depois, se prepararem para a fase final, que é o casamento. Cada fase precisa ser respeitada para que haja uma evolução natural do relacionamento, sem interrupções ou expectativas infundadas”.
A importância do temor a Deus
Ao mesmo tempo que o público acompanha a entrega total de Naamá a seus sentimentos, também observa o comportamento completamente diferente de sua amiga Abisague. Ela é determinada e temente a Deus, características que marcam sua personalidade, pois, apesar de ser cortejada por Adonias, outro filho de Davi, e por Salomão, ela permanece firme em sua crença e com critérios bem definidos do que espera de seu futuro marido. Esse comportamento a desvia das armadilhas do coração. “A pessoa que teme a Deus é definida com relação aos seus princípios, pois eles são bíblicos. Seu relacionamento principal é com Deus e, por isso, ela é mais segura de si mesma e sabe que o Senhor não vai deixá-la desamparada, demore o tempo que demorar para que ache o seu par”, explica Cristiane.
Dessa forma, é possível entender que estabelecer prioridades de forma correta e não abrir mão dos próprios valores fazem toda a diferença. Na prática, os sentimentos passam e as decisões baseadas neles acabam perdendo o sentido com o passar do tempo e trazem sofrimento, mas as escolhas feitas pela fé permanecem. “Em vez de Naamá buscar o que Abisague tinha, no caso Deus, ela buscou o que Abisague conseguia: o amor de Salomão. Mas como manter o amor de um homem se ela não tinha nem amor-próprio? Quem busca nos outros a cura de uma carência é porque não é o suficiente. Quem tem Deus não é carente e sabe se amar para, então, poder amar alguém”, diz.
O sonho do Altíssimo
Deus criou o homem e a mulher para se relacionarem por meio de um compromisso marcado pelo respeito, pelo amor, pelo companheirismo e até mesmo pelo desejo. A pureza dessa relação também é usada para ilustrar o relacionamento de Deus com o ser humano. “A Bíblia mostra essa relação e explica que é um mistério, pois o homem representa Deus, que deu a Sua vida pela Sua noiva (a Igreja), e a mulher representa a Igreja, que O serve com amor e dedicação”, esclarece Cristiane.
No caso da história de Naamá e Salomão, que tem como base o livro bíblico de Cantares, também é possível notar essa referência. O casal viveu um relacionamento conturbado, assim como aconteceu entre Deus e Israel, ou seja, Deus e o ser humano, sendo que o Criador se entregou completamente e Israel não correspondeu a isso. “Ele deu todas as provas de amor possíveis, mas o ser humano ainda ama mais o mundo, mesmo sabendo que este não é capaz de lhe trazer a realização completa. É triste, assim como a história de amor de Salomão e Naamá”, avalia Cristiane.
A boa notícia é que Deus ainda está disposto a receber aqueles que um dia o rejeitaram e pronto para transformar uma vida vazia em uma história de fé. “Deus restaura, cura e reconstrói pessoas e relacionamentos todos os dias, mas é preciso se voltar para Ele e seguir a Sua orientação”, finaliza Cristiane.
Fique ligado
A série Reis é muito mais do que entretenimento, pois aborda os ensinamentos da Palavra de Deus de forma simples e fácil de entender. Acompanhe os próximos episódios pela Record TV, de segunda a sábado às 21h, e pelo Univer Vídeo, que reúne episódios anteriores e conteúdos exclusivos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo