O amor depois da tormenta

Antes de se conhecerem, Maria e Edno Silva passaram por muitas dificuldades: ela foi vítima de violência doméstica e ele foi rejeitado pela ex-esposa. Saiba como eles reencontraram a felicidade

É muito comum que pessoas apaixonadas façam declarações públicas de amor e postem fotos em redes sociais para tentar provar seus sentimentos. Há até quem diga que o outro “preencheu o vazio” que existia em seu coração.

Amar alguém traz um novo sentido à existência, mas é preciso entender que a pessoa ao seu lado vem para completar e não para preencher a sua vida. Por isso, antes de iniciar um relacionamento, o amor-próprio precisa estar fortalecido. Caso contrário, a pessoa apaixonada pode embarcar em um pesadelo.

Maria José Fernandes Silva, de 41 anos, afirma, que desde a adolescência, sofreu na vida amorosa: “eu vivia em busca de alguém só para me sentir bem”. Em seu primeiro relacionamento, por exemplo, ela conta que era tão dependente emocionalmente do companheiro que, quando eles terminaram, ela desejou morrer.

Depois, Maria conheceu outro homem e acreditou que ele fosse o amor de sua vida. O relacionamento se desenvolveu rapidamente e logo eles se casaram. Pouco depois, ela descobriu o verdadeiro caráter do marido: “foi um verdadeiro inferno, antes eu estivesse sozinha. Ele passou a me trair, me xingava com os piores nomes e palavrões. Tivemos dois filhos, que presenciaram toda essa desgraça”.

Ela diz que suportava o casamento mesmo com as traições, pois tinha medo de ficar sozinha. Quando ela pensou que as coisas não poderiam piorar, seu ex-esposo deu dois socos nos seus olhos: “meu rosto ficou estilhaçado, ele pegou uma faca e colocou no meu pescoço. Ele dizia que me mataria e que meus filhos presenciariam essas cenas fortes”.

Seu atual esposo, Edno Odilon Fernandes Silva, de 40 anos, conta que também viveu um relacionamento complicado. Aos 19 anos, ele começou a namorar uma moça e no início tudo ia bem, até que os desentendimentos entre eles começaram. Eles tiveram duas filhas, que presenciavam as brigas deles.

A situação de Edno piorou quando ele teve câncer e precisou amputar uma das pernas: “minha esposa não queria mais saber de mim. Ela saía e eu ficava em casa cuidando das minhas filhas. Eu aturava esse relacionamento, pois pensava que nenhuma mulher me aceitaria pelo fato de eu ter uma deficiência física”. Certo dia Edno chegou em casa e sua esposa não estava mais lá: ela tinha levado as filhas deles embora. “Eu me vi triste, sozinho, deficiente e desempregado. Eu não sabia o que fazer com a minha vida e foram momentos desesperadores”, lembra.

Depois das tormentas na vida amorosa, Edno e Maria conheceram as palestras da Terapia do Amor. “Eu aprendi a ser homem, a me respeitar e a me amar para que eu pudesse amar e respeitar outra pessoa”, explica Edno.

Maria se curou das feridas do passado e conheceu Edno: “encontrei alguém para respeitar, amar e partilhar a vida, mas, acima de tudo, aprendi que devo me amar primeiro para poder amar outra pessoa”.

Edno e Maria se casaram na Universal de Guarulhos, em São Paulo, no dia 13 de março de 2021. “Hoje eu sei o que é ser feliz. Eu amo muito minha esposa e vejo o quanto ela me ama, mesmo que eu tenha apenas uma perna. Tudo aconteceu graças a Deus e às palestras da Terapia do Amor”, conclui ele.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Cedidas