Novo templo da Universal será marco arquitetônico em Brasília

Com capacidade para 5,2 mil pessoas sentadas, nova catedral terá conceito totalmente inovador e diferente de todas as demais construções da Igreja

Imagem de capa - Novo templo da Universal será marco arquitetônico em Brasília

Até 2023, um prédio arrojado e condizente com a tradição arquitetônica de Brasília, com 52 mil m² construídos e utilizando tecnologias sustentáveis será entregue como a mais nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus no Distrito Federal (DF). A nova catedral terá capacidade para acomodar 5,2 mil pessoas sentadas.

O atual templo, localizado na Asa Sul, foi inaugurado em 2002 e comporta 1870 pessoas. Contudo, em razão do crescimento populacional do Distrito Federal, bem como o aumento do número de fiéis e simpatizantes da Universal, a Igreja decidiu expandir e construir a nova sede na área administrativa de Taguatinga.

Brasília foi projetada para receber 500 mil habitantes, mas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a população já ultrapassou os 3 milhões – incluindo o conjunto de suas regiões administrativas – que formam o Distrito Federal.

A nova Catedral estará situada na QS1 – Rua 212 –, em um importante eixo viário da Estrada Parque do Contorno (EPCT), que faz a ligação com diversas rodovias federais. Ela vai atender os moradores de diversas regiões administrativas, como Águas Claras, Vicente Pires, Park Way, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Núcleo Bandeirante, além da própria Taguatinga.

Segundo o Departamento de Engenharia da Universal (ENGIURD), o projeto tem um conceito totalmente inovador e diferente de todas as demais construções da Igreja.

“Teremos uma arquitetura contemporânea, diferenciada e com diversos desafios construtivos como, por exemplo, um estacionamento espiral e contínuo para 571 vagas de carro e 61 vagas para motocicletas, com profundidade total de 16 metros”, explicou a arquiteta Caroline Teles.

Tecnologias como sistema de som invisível, reuso de água, reaproveitamento do calor do ar condicionado para aquecimento da água do batistério, também estarão presentes nesta obra.

A obra também prevê uma estrutura maior e mais moderna para a realização das atividades administrativas e a produção de programas evangelísticos de rádio e televisão.

O público infantil também terá um espaço ampliado: serão nove salas para realização das atividades da Escola Bíblica Infantil (EBI) e berçário.

O empreendimento foi iniciado em janeiro deste ano e tem data prevista de inauguração para dezembro de 2023. Cerca de 3 mil pessoas estão envolvidas direta e indiretamente com a obra.

imagem do author
Colaborador

UNIcom