Nova presidente da Hungria declara se guiar pelos valores cristãos

Katalin Novák é pró-família e defende pautas conservadoras

Katalin Novák foi eleita no início de março presidente da Hungria. Cristã, Novák é conhecida por sua postura pró-vida e pró-família.

Sobre a presidente:

  • Ela foi Ministra da Família, Juventude e Relações Exteriores da Hungria.
  • Semelhantemente, Novák é membro do Fidezs, partido conservador do primeiro-ministro Viktor Orbán.
  • Ela já declarou ler a Bíblia e tê-la como guia de vida.
  • Além disso, em seu discurso de posse afirmou: “Como Presidente, apoiarei os húngaros de acordo com a minha convicção pessoal, ou seja, nos valores baseados no cristianismo, na transmissão da vida. Vou encorajar as crianças a serem criadas sob cuidados amorosos e que, dessa forma, a vida humana seja protegida desde a concepção.”.

Relações com o Brasil:

  • O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou a Hungria em fevereiro e nesta segunda-feira (11) foi a vez de Novák pisar em terras brasileiras.
  • Na agenda, os líderes trataram de questões ligadas à defesa, economia e, assim, eventuais acordos entre os países. “Temos muita coisa em comum. Comercial, valores familiares. Obviamente, não haveria uma visita se não houvesse uma simpatia entre as nossas e as políticas dela”, disse o presidente durante conversa com a imprensa, no Palácio da Alvorada.
  • Ademais, depois do encontro, Bolsonaro deu uma declaração à imprensa. “O Brasil está tendo a satisfação, a felicidade de receber a visita da senhora presidente da Hungria. É o primeiro país que ela visita fora da Europa depois da sua posse, em maio último, assim como eu fui o primeiro chefe de Estado a visitar a Hungria. Temos muita coisa em comum, em especial a defesa dos valores familiares. Somos pela liberdade religiosa, [pela] liberdade de imprensa”, afirmou.

Universal na Hungria:

  • “As pessoas têm visto o nosso trabalho e têm valorizado. E quando a gente fala o idioma delas, elas ficam admiradas”, observou, sobre o trabalho desenvolvido no país, o Pastor Bruno Pinheiro, que estava acompanhado da esposa Célia Pinheiro, durante a programação “Morning Show“.
  • Ele, que é português, acrescentou que chegou à Hungria em 2016 e logo no início foi necessário aprender o idioma húngaro para alcançar a população local. Atualmente, a Universal tem apoiado as pessoas não somente com cuidados emocionais, mas, também, com mantimentos.
imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução Twitter - Reprodução Instagram