Nova Canaã: nada impede quem quer fazer o bem

Conheça a história desse importante projeto desenvolvido no sertão baiano

O Projeto Nova Canaã é a prova de que nada é impossível quando o objetivo é fazer o bem. Ele foi idealizado nos anos 1990 pelo Bispo Edir Macedo, líder da Universal, depois de assistir a uma reportagem sobre a cidade Irecê (BA), localizada a 478 km de Salvador. Naqueles anos, Irecê foi do auge econômico à decadência em razão da grande seca. A matéria trazia, entre outros relatos, a história da mãe que, diante do choro de fome dos filhos, só via uma saída: matá-los para acabar com todo o sofrimento.

Tocado pelos depoimentos desesperadores, o Bispo decidiu fazer algo para mudar a vida daquelas pessoas. Sua primeira providência foi encontrar uma pessoa que pudesse abraçar a ideia, procurasse um lugar e desenvolvesse o projeto. Então, o Bispo Marcelo Crivella, que, naquela época, estava na África do Sul, foi chamado para esta missão.

O plano inicial era construir uma comunidade agrícola autossustentável, com base no modelo do kibutz israelense. O primeiro desafio era comprar os quase 500 hectares de terra que abrigariam a sede da entidade, na época conhecida como Fazenda Nova Canaã, e equipar o local com tudo o que era necessário. Para angariar fundos, o Bispo Crivella lançou o CD Mensageiro da Solidariedade.

O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e com a doação inicial dos R$ 850 mil do adiantamento dos direitos autorais pela gravadora as terras foram adquiridas. Toda a tecnologia de irrigação foi importada do exterior. Técnicos de Israel foram trazidos para ensinar a plantar e fizeram prospecção do solo, o que ajudou a descobrir a água que estava no subsolo. A primeira colheita aconteceu um ano após a inauguração da fazenda.

A escassez de água trouxe outro desafio: era necessário investir nas famílias, em especial na educação das crianças. Desse modo, foi implantado o Programa de Educação Integral.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial e a proteção da infância de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o programa oferece ensino integral de alta qualidade e gratuito para crianças com idade entre quatro e 18 anos.

Ao longo dos 21 anos de existência, o projeto já atendeu 2.374 famílias. Em 2022, foram matriculados 600 alunos da educação infantil ao ensino médio, em tempo integral, que recebem quatro refeições diárias, transporte escolar, material didático e acompanhamento médico e odontológico.

 

Mudando a realidade
Durante a pandemia, um dos maiores desafios foi honrar os compromissos financeiros, uma vez que a maioria dos doadores tiveram de parar suas atividades econômicas. Os decretos interrompendo as atividades também dificultaram a assistência às famílias atendidas. Porém, contrariando todos os obstáculos, toda a ajuda às famílias assistidas e aos colaboradores do projeto foi mantida.

Atualmente, o Projeto Nova Canaã está sob os cuidados do Instituto Ressoar, braço social da Record TV. O trabalho desenvolvido pelo projeto não se limita à sede. Para promover mudanças na realidade das famílias atendidas é feito o acompanhamento social, por meio do programa Acolher, que tem três fases: visita domiciliar, palestras e eventos especiais.

Outro programa é o Saúde em Ação, que ensina práticas de prevenção de doenças e promoção da saúde. Por meio dele são realizados os primeiros socorros aos alunos assistidos pelos programas e projetos realizados na sede da entidade, além de atendimento médico e odontológico. Já às mães, é oferecido acompanhamento com ginecologista, além de visitas domiciliares que visam conhecer os problemas de saúde que as famílias enfrentam. A partir dessas informações são definidas as melhores formas de auxílio. Além disso, são realizadas atividades e palestras educativas para alunos e suas famílias.

O esporte também é ferramenta de transformação, pois ensina valores, melhora a autoestima e desenvolve a psicomotricidade. Assim, são oferecidas aulas de judô, capoeira, natação e futebol. Além disso, os alunos também participam de debates temáticos sobre relações familiares, projeto de vida e prevenção ao uso de drogas.

Canaã Esporte Clube: Vento forte do sertão
Criado em agosto de 2018, o time nasceu com a missão de não apenas formar atletas, mas também cidadãos. A maneira como isso está sendo feito é o diferencial. Ao contrário de outros clubes, que visam apenas o lucro da venda de seus jogadores para grandes times, o Canaã descobre jovens talentos, prepara-os e, ao vendê-los, reinveste o valor recebido não apenas na estrutura da agremiação, mas, principalmente, em benefício da população carente da cidade de Irecê, local em que está situado o centro de treinamento do time.

A infraestrutura chama a atenção: são cinco campos, alojamentos, área administrativa, refeitório, academia, material esportivo necessário para o bom desenvolvimento do esporte e escola, garantindo acesso à educação de qualidade. Dessa forma, o atleta se dedica aos estudos nos períodos alternados aos dos treinos.

Apesar de novo, o “Vento Forte do Sertão”, como é conhecido o time, tem obtido destaque por seu comportamento exemplar em campo e pelas vitórias. O clube já figura entre os 16 principais times de base do Brasil e já revelou atletas que hoje jogam em agremiações tradicionais como Bahia, Flamengo e Palmeiras.

Todos esses programas da Nova Canaã são desenvolvidos com a contribuição voluntária de quem acredita na missão do projeto. Saiba como você também pode colaborar lendo as informações no quadro ao lado.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Cedida