No sul do México, cristãos são perseguidos e expulsos de suas casas

Entenda a situação enfrentada pelos cristãos no país

Imagem de capa - No sul do México, cristãos são perseguidos e expulsos de suas casas

Em relatos trazidos através do International Christian Concern, a pesquisadora Linda Burkle compartilhou como vivem os cristãos evangélicos no sul do México.

Entenda:

Ela destacou que o Cristianismo Evangélico é visto de maneira negativa nessa região do país, como uma religião “Yankie” americana. 

Sendo assim, os cristãos são responsabilizados pela pobreza na região, inclusive um pastor local passou pessoalmente pela experiência de ser detido e encarcerado e ter sua igreja queimada e propriedades confiscadas. 

Linda disse que ele literalmente foi expulso da cidade sob a mira de uma arma, contudo a perseguição impediu que ele continuasse seu ministério. Ao contrário disso, ele está ampliando a sua evangelização através de incursões em aldeias montanhosas, que ainda não foram alcançadas pelo Evangelho.

O que você precisa entender:

Mesmo que a Constituição do México garanta a todas as pessoas o direito de praticar as suas crenças e cerimônias religiosas, os líderes políticos locais, apoiados pela maioria católica, possuem autonomia significativa nas comunidades indígenas.

Em outras palavras, eles utilizam a “Lei de Usos e Costumes” do México para forçar os evangélicos a cumpri-la. E por conta disso o governo do estado raramente intervém, em vez disso, transferem os perseguidos para fora da sua comunidade. 

Desta maneira, a perseguição acontece de diversas fontes e formas:

  • Cartéis de droga podem ter como alvo os cristãos porque não aprovam o consumo de drogas nem participam em atividades ilegais e são avessos a subornos. 
  • A perseguição se torna mais prevalente nas regiões montanhosas dos estados do sul de Chiapas, Oaxaca e Yucatán. Pois os povos indígenas dessa região praticam uma religião sincrética, que mistura o catolicismo com as crenças maias pré-hispânicas. Com isso possuem práticas de promoção a embriaguez, esperam contribuições em eventos e quando os cristãos evangélicos não possuem recursos para contribuir e rejeitam participar são pressionados com multas ou pena de prisão, suas casas são queimadas e são privados do básico, como água e energia.

O que analisar:

Enquanto muitos sofrem perseguição por seguir a Cristo e pregar o seu Evangelho em situações hostis como essa, outros podem livremente levar a salvação do Senhor Jesus e não o fazem.

Por isso, todos os dias os verdadeiros cristãos devem se lembrar da missão que lhe foi dada por Jesus, de levar a Sua Palavra a toda criatura.

“É natural que ao chegar até Jesus, você esteja buscando solução para seus problemas, porém não devemos continuar vindo a Jesus pela solução de problemas, nós temos que crescer, amadurecer e desenvolver na fé. Então é preciso que você também pense em ganhar almas. Se você estiver preocupado em trazer algumas para o Reino de Deus, quando você olhar para os seus problemas, eles já estarão resolvidos”, esclareceu o Bispo Renato Cardoso, sobre a responsabilidade de todos que servem a Deus.

Veja também:

Essa é a responsabilidade de todo cristão

Cristãos são cruelmente perseguidos na Índia

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock