No Dia Mundial do Diabetes, “Guardiões da Estrada” alertam para riscos a caminhoneiros

Doença é a segunda que mais atinge categoria profissional. Sintomas podem provocar acidentes nas estradas.

Imagem de capa - No Dia Mundial do Diabetes, “Guardiões da Estrada” alertam para riscos a caminhoneiros

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, 14/11, a 9ª edição do Atlas de Diabetes divulgou dados não muito animadores para o Brasil. Atualmente, são 17 milhões de adultos, entre 20 e 79 anos, convivendo com a doença. Estima-se que a metade delas não saiba que sofre da patologia, já que os sintomas podem ser imperceptíveis.

Um público fortemente afetado pela doença são os caminhoneiros. Segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes, o diabetes é a segunda doença que mais atinge a classe de motoristas, ficando atrás apenas da hipertensão.

Realizando um trabalho contínuo de ajuda a essa categoria profissional, o programa social Guardiões da Estrada organiza eventos em rodovias de todo o Brasil, onde voluntários aplicam teste de glicemia e aferem a pressão de mais de 8 mil motoristas, todos os meses.

Vale alertar que o caminhoneiro que está com diabetes sem saber, pode sofrer um mal súbito ao volante e acabar se envolvendo em acidentes.

“A longo prazo, o problema pode provocar perda da visão, insuficiência renal e problemas circulatórios, levando até à amputação dos membros”, explica o endocrinologista Laércio Joel Franco, professor da Universidade de São Paulo (USP) que participou do comitê organizador do levantamento.

Além dos cuidados com a saúde, os voluntários também oferecem serviços de beleza (corte de cabelo e manicure) e distribuem kit de higiene pessoal, lanches e cestas básicas.

 

Descobrindo a doença

Ao contrário do que muita gente acredita, a causa da diabetes não se restringe apenas a uma alimentação baseada em excesso de açúcar. Os principais fatores para a doença são a obesidade e a predisposição genética.

O diagnóstico de diabetes acontece quando o nível de açúcar no sangue está muito alto, acima de 126mg/dl. Entre 100 mg/dl e 126 mg/dl significa um quadro de pré-diabetes que pode ser revertido.

É necessário também prestar atenção aos sintomas do corpo, que incluem: sensação de boca seca, sede excessiva, necessidade de urinar a toda hora, cansaço, fome frequente, visão embaçada, cicatrização lenta, entre outras.

 Diabéticos no mundo

O documento, produzido a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes, mapeia a dimensão da doença em 138 países.

A pesquisa calcula que, atualmente, 463 milhões de adultos no mundo possuem diabetes, 38 milhões a mais em comparação com 2017. O tipo 2 — versão muito associada a um estilo de vida não saudável — é responsável por quase 90% dos casos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom