Neurociência comprova o papel da fé no tratamento de doenças

Estudos indicam que a fé auxilia até a prevenir suicídios

De acordo com um artigo científico, a fé exerce influência sobre funções neurológicas cerebrais e pode auxiliar no tratamento de doenças. No estudo chamado “A perspectiva de um teólogo e de um neurocientista em relação a fé”, liderado pelo neurocientista Fabiano de Abreu, “é fato de que a fé pode exercer uma influência poderosa no comportamento humano”, afirma a pesquisa.

Por que isso é importante:

  • Em seu artigo o especialista afirma que na Organização Mundial da Saúde (OMS) o poder da fé é estudado desde os anos 1980 e estudos afirmam que ela influencia na saúde mental, física e biológica.
  • Ele também cita um estudo realizado na Suíça que analisou a influência da fé em pacientes que sofriam de esquizofrenia. Houve regulação de sentimentos e melhora no convívio social dos pacientes que exerciam práticas religiosas. Além disso, menor ocorrência de delírios e alucinações.
  • Outra prática muito comum é a oração, que já foi alvo de diversos estudos que apontaram influências positivas das preces no cérebro.
  • “A fé pode transformar […] é fato que a religião pode ser um fator preservador da vida podendo auxiliar o indivíduo a tratar uma patologia. Aqueles que seguem uma determinada religião, desenvolvem sentimentos e sensações de fé, esperança e bem-estar, quando praticados atos relacionados a sua religião”, concluiu o estudo.

O resultado da fé prática:

A fé não ajuda somente em tratamentos e a encarar momentos difíceis. Ela também traz a solução para doenças consideradas incuráveis para a medicina.

É o que mostra a história de Rose e de sua filha Raiane, que foi diagnosticada com uma doença crônica e degenerativa: a esclerose múltipla.

O maior desafio:

  • Rose já conhecia a fé, servia a Deus como obreira ao lado de sua família, quando enfrentou este grande desafio.
  • Ela diz que este foi o pior momento de sua vida, pois a filha apresentava diversos sintomas graves e diferentes.
  • “Ninguém podia me ajudar. Mas eu não aceitei aquela situação, eu servia um Deus Vivo que eu sabia que podia mudar a situação dela. Eu fiz um desafio e fui para o Altar”, conta Rose.

Veja no vídeo abaixo o que aconteceu em seguida:

O que fazer:

Se você ou algum familiar enfrenta um problema de saúde, venha nesta terça-feira buscar sua cura por meio da fé. As reuniões acontecem no Templo de Salomão, às 10h, 15h e 20h.

Ademais, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock