Neemias: um exemplo de liderança

Durante a palestra mensal para homens, o Bispo Allan falou sobre este personagem bíblico

Imagem de capa - Neemias: um exemplo de liderança

Por meio da leitura do livro de Neemias, na Bíblia, podemos aprender lições valiosas sobre liderança, fé e atitude.

Este personagem importante da história de Israel era um copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. A função de um copeiro era, basicamente, preparar a mesa para as refeições do palácio e prevenir o monarca de ser envenenado durante a alimentação. Algo que não exigia grandes habilidades. Porém, Neemias era especial em sua personalidade.

De copeiro à governador de Jerusalém

Certo dia, Neemias soube, por meio do irmão, que o seu povo estava sofrendo em Jerusalém. Rapidamente, surgiu nele o desejo de ajudá-los. Então, o copeiro pediu permissão para que Artaxerxes o liberasse para executar esta missão.

Chegando ao local, Neemias se revoltou contra aquela situação e bradou para o povo: … Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.” Neemias 2:17

Em outras palavras, Neemias motivou o povo a sair daquela acomodação, como observou o Bispo Allan Sena, durante a palestra mensal exclusiva para homens, realizada no Templo de Salomão, no dia 18 de janeiro.

“Neemias foi um homem que, por meio da comunhão dele com Deus, passou vida para um povo fraco. Quem é luz, ilumina. E é isso que o Espírito Santo quer fazer conosco. Neemias agia com a fé. Porque a fé é oposta ao sentimento. Se Neemias agisse pelo coração, a situação daquele povo continuaria do mesmo jeito. Aquelas pessoas estavam conformadas com a vida de escravidão por temerem seus opressores. Conviviam diariamente com as constantes humilhações, mas o medo as impedia de ter a força despertada”, disse o Bispo Allan.

Não aceite os problemas

Muitos homens, nos dias de hoje, vivem igual àquelas pessoas dos tempos de Neemias. Refugiam-se em desculpas e justificativas para os seus fracassos. Alguns até mesmo já aceitaram a inércia e os problemas passivamente. Há, ainda, os que não se julgam capazes de grandes feitos. Contudo, Neemias, que era um simples copeiro, mostra que não é preciso ter grande formação pessoal para fazer a diferença.

“Tem homem, aqui, em que Deus está lhe falando: ‘Desperta!’. Porque, se você não despertar, você vai acabar sendo dominado pelo diabo. Quando uma pessoa desperta, o Espírito Santo esclarece para ela o entendimento. Então, você passa a ter direção, bons olhos e tudo de melhor. Foi por isso que o sobrenatural aconteceu na vida de Neemias. Eles construíram um muro em 52 dias. Mas para aquilo acontecer, o povo teve que despertar”, concluiu o palestrante.

Portanto, entenda que desabafar sobre os problemas não irá resolver a sua situação. Igualmente, acomodar-se e aceitar a estagnação não é uma alternativa. Você precisa despertar. Algo que é possível quando usamos a fé.

Homem, desenvolva a sua vida

Por fim, o Bispo Allan deixou uma “tarefa de casa” para os participantes: ler atentamente o livro de Neemias e observar o comportamento desse grande líder.

Em seu canal no Youtube, o Bispo Renato Cardoso tem falado sobre esse importante personagem bíblico. Confira o primeiro vídeo na íntegra.

O encontro mensal é promovido pelo Projeto IntelliMen, que tem como objetivo auxiliar os homens a se tornarem pessoas ainda melhores. Acompanhe a página oficial do grupo no Facebook, Instagram e Twitter para saber das novidades.

No Univer Vídeo, você também pode conferir esta e todas as palestras anteriores na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Demetrio Koch