Natal Solidário mobiliza países da América do Sul e beneficia mais de 324 mil pessoas

Ação especial de fim de ano levou alimentos e outros serviços a pessoas em vulnerabilidade

Imagem de capa - Natal Solidário mobiliza países da América do Sul e beneficia mais de 324 mil pessoas

O Natal Solidário — chamado de Navidad Solidaria nos países espanofalantes —, uma iniciativa do programa Unisocial, mobilizou, no último dia 21 de dezembro, países da América do Sul em uma grande ação de fim de ano voltada ao amparo de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. A programação ocorreu no Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Equador e Argentina.

Ao todo, 324.037 pessoas foram beneficiadas com a doação de 978,4 toneladas de alimentos, além da distribuição de roupas, brinquedos, panetones e refeições prontas. Também foram oferecidos serviços gratuitos, como atendimentos médicos e cortes de cabelo. O evento contou com a participação de 14.195 mil voluntários.

Segundo Júlio Freitas, responsável pela Igreja Universal na Argentina, ações como essas têm um impacto que vai além da assistência material: “Muitas dessas pessoas já estavam emocionalmente fragilizadas, desacreditadas de si mesmas e do futuro. Em conversas particulares, algumas relataram pensamentos de desistência da própria vida. Quando recebem apoio, orientação e cuidado, elas se sentem fortalecidas”, afirmou.

Da cidade de Villa Hayes, no Paraguai, a Sra. Isidora declarou: “Iniciativa maravilhosa! Estou muito feliz com o presente. Sou muito grata pela doação às nossas famílias. A situação financeira está difícil para chegar até o final do mês e a ajuda foi incrível. Na minha casa são quatro pessoas, mas tenho sete filhos; sou dona de casa e não posso trabalhar porque tenho problema de visão. Tudo é doloroso, mas hoje me senti muito bem. Muito obrigada a todos”.

Dados por país:

Chile

Pessoas beneficiadas: 11.750

Alimentos doados: 25 t

Voluntários: 438

Peru

Pessoas beneficiadas: 15 mil

Alimentos doados: 40,3 t

Voluntários: 410

Paraguai

Pessoas beneficiadas: 20 mil

Alimentos doados: 24 t

Voluntários: 300

Uruguai

Pessoas beneficiadas: 20.448

Alimentos doados: 34,315 t

Voluntários: 784

Bolívia

Pessoas beneficiadas: 28.486

Alimentos doados: 38,145 t

Voluntários: 866

Equador

Pessoas beneficiadas: 32.365

Alimentos doados: 80,916 t

Voluntários: 1.200

Argentina

Pessoas beneficiadas: 196.188

Alimentos doados: 735,705 t

Voluntários: 10.197

Mais do que números, o Natal Solidário reforça o propósito de amparar famílias, aliviar a fome e levar esperança a quem mais precisa.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Fotos: Cedidas