‘Natal Solidário’: Grupo Arimateia leva cidadania e ajuda à comunidades carentes

Voluntários esclarecem como regularizar documentação pessoal; 3 milhões de brasileiros não têm sequer certidão de nascimento

Imagem de capa - ‘Natal Solidário’: Grupo Arimateia leva cidadania e ajuda à comunidades carentes

Neste mês de dezembro, o grupo Arimateia está realizando o “Natal Solidário”, uma série de ações de cidadania e de socorro a comunidades carentes. A iniciativa já distribuiu 162 toneladas de alimentos no período, além de proporcionar atendimento social e ajuda para a obtenção de documentos, a 30 mil pessoas. O próximo evento acontecerá neste domingo (26).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3 milhões de pessoas no país que não possuem sequer o documento de registro civil, a certidão de nascimento.

A ação aconteceu nos dias 17 e 18/12, em 25 localidades distribuídas pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Piaui, além do Distrito Federal. Os moradores dessas comunidades também receberam a doação de brinquedos e puderam usufruir, gratuitamente, de serviços de saúde, manicure e corte de cabelo.

“Nos últimos oito meses, ajudamos mais de 170 mil pessoas a regularizar documentos e tirar dúvidas sobre benefícios sociais”, conta Alessandro Paschoall, responsável nacional do Arimatéia. “O ‘Natal Solidário’ tem o objetivo de ajudar quem já enfrentou dificuldades o ano todo, e que neste final de ano não tem nem o básico em sua residência. Com nossas ações, buscamos levar um pouco mais de dignidade para essas pessoas.”

Direitos e cidadania

O grupo Arimateia foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus há cerca de três anos. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de exercer e reivindicar seus direitos.

A voluntária Keandhre Silva, de 18 anos de idade, explica que participa do grupo exatamente para auxiliar o próximo com questões simples, mas que fazem muita diferença. “No período da pandemia, por exemplo, muitas pessoas não sabiam se tinham direito ao auxílio emergencial. Nós esclarecemos essas dúvidas e na parte de documentação. Saber que o que nós fazemos ajuda outras pessoas, é gratificante.”

O nome do grupo é inspirado na história de José de Arimateia, um senador que viveu no século I. Ele agiu de maneira justa diante da condenação de um homem inocente.

Atualmente, o grupo conta com 31 mil voluntários espalhados por todo o país.

Agenda – Natal Solidário – Arimateia

Acre

26/12

Bairro Esperança – Rio Branco

Amazonas

26/12, 14h

Campo do Cahoeirinha/ Comunidade do Arapapá – Manacapuru

Ceará

26/12, 10h

Rua 30 de Maio, 44 – Genibau

São Paulo

Franca

26/12, 11h00

Rua voluntários da Franca, 1035 – Centro

Presidente Prudente

26/12, 16h

Travessa 4 – Chácara Azaleia – Vila Operária

Ribeirão Preto

26/12, 15h00

  1. Prof. Wladimir Pinto Ferraz, 250 – Parque Ribeirão Preto

Tocantins

26/12, 14h

Escola Municipal Beatriz Rodrigues – Quadra 403 Norte (Arno 42) Alameda 16, número 1 – Bairro Plano Diretor Norte, Palmas

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom