Você precisa ouvir o som do buraco negro divulgado pela NASA

Confira o que foi captado

A Nasa divulgou o som do buraco negro que fica no centro do aglomerado de galáxias Perseu, por meio do Observatório de Raios-X Chandra.

Acompanhe a notícia:

Quando a Nasa começou a observar o buraco negro em Perseu, a equipe percebeu que, talvez, fosse possível converter as imagens de ondulações do material em ondas sonoras. Neste caso, uma onda seria o equivalente ao si bemol e a outra 57 oitavas abaixo do dó. Este era o método antigo para se extrair o áudio: pegar imagens e convertê-las em sons. Porém, desta vez, a Nasa captou o som do buraco negro diretamente (em vez de transformar a imagem em som). Ouça:

  • De fato, o som não se propaga no vácuo. Mas, este não é o caso. Vale observar que, nessa área, há ondas de pressão enviadas pelo buraco negro, que causam ondulações no gás quente do aglomerado e demais materiais ao redor, gerando, assim, um “meio de transporte” para as ondas sonoras se propagarem.

O que observar:

Essa não é a primeira vez que a Nasa divulga o som de um buraco negro. Em maio deste ano, por exemplo, ela havia mostrado o som de um buraco negro localizado na Messier 87, extraído pelo método antigo. E, no mesmo mês, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicou uma simulação sonora de uma estrela sendo engolida por um buraco negro simulado.

  • Conforme as tecnologias avançam, várias peças do quebra-cabeça da Ciência da Natureza vão se encaixando e novas descobertas são exploradas. Isso nos faz pensar sobre a relação entre o espaço espiritual e o espaço material que a Bíblia tanto enfatiza. Por exemplo, como está escrito: “Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12
  • Na plataforma Univer Vídeo, há diversos documentários que abordam sobre temáticas da Bíblia na perspectiva histórica ou científica.
imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução