“Não temos intimidade há cinco anos”
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Cláudia contou que está casada há 12 anos, mas que ela e o marido não têm mais intimidade há cerca de cinco anos. Ela disse que não acredita que esteja sendo traída, contudo não sabe o que fazer. Os dois são médicos e, atualmente, moram em Estados diferentes. A aluna pediu ajuda, pois não sabe como se comportar nessa situação.
CLÁUDIA – Sou casada há 12 anos e eu não sei o que fazer em relação ao meu casamento. Não acredito que meu marido esteja me traindo, mas há cinco anos não temos nenhum tipo de intimidade. Atualmente, moro em São Paulo e ele, no Rio de Janeiro. Ele vem para cá uma vez por semana e fica de quinta a domingo, mas nada acontece. Nós somos médicos e temos uma rotina complexa. Eu não sei o que pensar nem como me portar nessa situação. Gostaria que vocês me ajudassem.
CRISTIANE – O fato de vocês serem médicos pode afetar muito a vida de vocês, porque a rotina do médico é bem diferente. Um dia a pessoa está a noite inteira fora e o dia todo, chega em casa e está muito cansada. É uma vida difícil, mas deveria ser mais fácil para dois médicos, pois um compreende o que acontece com o outro. Quando o marido e a esposa têm trabalhos que afetam as noites e as semanas, eles precisam fazer ajustes para compensar o que estão perdendo em muitos dias. Possivelmente, vocês não fizeram esses ajustes, essa questão já está “rolando” há cinco anos e nenhum de vocês faz nada. E sabe o que acontece neste caso? Quanto menos você fizer algo, menos você vai querer fazer. Até que chega um dia em que você não sente mais falta daquilo e provavelmente é isso que está acontecendo.
RENATO – Com certeza há algo muito mais sério afetando a relação do que os horários ou a profissão de vocês. Em um casamento, não é normal não existir contato sexual durante cinco anos. Também não é normal o casal viver em cidades diferentes. Praticamente seu casamento não existe há cinco anos. Mas qual é o motivo para isso? Você não deu mais detalhes, mas com certeza as raízes do problema são mais profundas. O que precisa ser feito? Em primeiro lugar, vocês devem confrontar essa situação, pois esse tipo de vida é insustentável. Eu não creio que você esteja feliz com ela. É insustentável, mas, por alguma razão, você a tem tolerado. A pergunta é: por que você tem tolerado isso há cinco anos? É por comodismo? Por razões financeiras? Faz isso em nome do amor?
CRISTIANE – O tempo passa rápido e as pessoas sempre pensam assim: “isso vai passar.” Até que já passaram cinco anos e a situação é a mesma. As pessoas ficam muito acomodadas com os problemas no casamento. Elas não são ativas quando têm uma dificuldade no relacionamento. Elas costumam ser ativas com o problema financeiro e dão um jeito, mas, em relação ao amor, elas são passivas e vão tolerando tudo.
RENATO – De algum modo, a situação atual é cômoda para um de vocês ou para ambos. É por isso que eu lhe pergunto, aluna: por que você tem tolerado isso há cinco anos? Vocês podem ter um diálogo assim: “olha, se você não me quer, então vamos acabar com isso. Mas, se você me quer, vamos resolver o problema que nos separa”. As pessoas precisam aprender a confrontar os problemas que surgem no relacionamento. Elas não sabem enfrentar as dificuldades. Quando falo de confrontar, não me refiro a brigar, mas a um confronto inteligente, racional e justo. Tem de ocorrer um confronto justo para que essa situação se resolva, senão vocês ficarão nesse comodismo. Sem saber os detalhes, eu não posso dizer muito mais, mas deixo essas duas questões para que você reflita: por que você tem tolerado isso há tanto tempo e por que não houve um confronto para chegar à resolução dessa situação? Essas são as nossas dicas para você, aluna.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo