Rede aleluia
Não deixe o estresse mandar na sua vida
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 25 de Setembro de 2022 - 00:05


Não deixe o estresse mandar na sua vida

Por que tantos homens caem no desequilíbrio que sabota sua existência?

Não deixe o estresse mandar na sua vida

Uma pesquisa da plataforma para gestão de pessoas Pulses mostra que 75% dos homens se sentem esgotados profissionalmente, sendo que 46% não têm disposição para trabalhar por causa do acúmulo de estresse e de rotinas desgastantes.

A questão é que isso também acontece pela falta de comunhão com Deus. A Bíblia deixa claro que Ele “dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.29-31).

Não é “conversa de crente”, é um fato: quem é revestido pelo Espírito Santo pode contar com a sabedoria de Deus, que dificilmente o deixa cometer o erro de se sobrecarregar. O homem inteligente preza por cuidar de sua vida como um todo (alma, espírito e corpo) e, consequentemente, não se sobrecarrega insalubremente.

A Bíblia é clara no trecho citado anteriormente: ser dependente de Deus – não apenas da força humana de seu próprio braço – elimina o estresse e a ansiedade, além de dar ao homem a disciplina necessária para cuidar também de sua saúde e de sua família, não apenas de seu trabalho como muitos fazem e que, por isso, têm adoecido.

Não é à toa que o estresse é considerado a maior causa mortis do mundo, pois ele abre as portas para doenças oportunistas, que pegam o organismo cansado e com baixa imunidade e fazem a festa. Além disso, um homem esgotado fica sem paciência, se irrita com facilidade, não tem ânimo para nada e isso tudo sabota suas relações pessoais. Quem nunca presenciou um sujeito descontando as frustrações do dia a dia na esposa ou nos filhos?

É aí que mora a oportunidade para o diabo. A brecha que o estresse abre não é nada pequena. Ela é praticamente um convite para o maligno fazer estrago na sua vida. Cuidar de sua saúde física e mental também é uma atitude que contribui para a saúde espiritual, um escudo para se defender quando as dificuldades de qualquer um desses três tipos aparecem – e elas surgem para todos, fortes ou fracos.

A diferença é que o homem bem estruturado física, mental e espiritualmente é ele próprio uma barreira contra doenças, aborrecimentos, ansiedade, frustrações, tentações e erros tolos.

Claro que, por mais fortes que sejamos, todos temos momentos de menor resistência. Ninguém é um super-homem imbatível, infalível e imune a tudo. Trabalhar faz bem, mas também cansa além do razoável se passarmos da dose. O ideal é saber descansar e, ao mesmo tempo, não relaxar no aspectos espiritual e da saúde.

Deus é a maior fonte de força do universo e, por isso, é inteligente buscá-la nEle nos momentos difíceis. Não é vergonha nenhuma se sentir fraco de vez em quando, pois “ralar” cobra um preço.

Vergonha é não admitir que precisa de ajuda e achar que está “dando trabalho” a Deus pedindo-a a Ele por meio de Seu Espírito, já revestido de força para quem precisa e O aceita.

Quer ter equilíbrio em sua vida? O primeiro passo é querer e buscar com afinco o Espírito de Deus, fonte da verdadeira harmonia, mesmo em meio ao caos. Grandes homens, na Bíblia ou não, já atestaram isso com suas próprias vidas.


Não deixe o estresse mandar na sua vida
  • Redação / Arte: Eder Santos 


reportar erro