"Não consigo segurar o homem que eu amo"

Imagem de capa - "Não consigo segurar o homem que eu amo"

No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam ao pedido de ajuda de uma aluna que revelou que não gosta de ficar sozinha. Por causa desse sentimento, ela explicou que tenta segurar o homem que ama, mas ele sempre vai embora quando encontra uma oportunidade.

ALUNA – Não consigo segurar o homem que eu amo e não entendo o motivo. O que faço para ficar com ele? Ele vai embora e eu não gosto de ficar só. Por favor, me ajudem.

RENATO – A sua pergunta está errada: não se segura quem amamos. Se você precisa fazer isso, está implícito que ele quer fugir de você. A pessoa que ama não precisa segurar ninguém, pois ela conhece o seu valor e procura investir para atrair e não para prender a pessoa que ama. Quando você erra na pergunta, erra na resposta e também faz o que é errado pensando que está no caminho certo. É aí que muitas mulheres engravidam ou se entregam fisicamente ao namorado, pois pensam que um filho, o sexo ou outras coisas podem segurar um homem.

CRISTIANE – Quando uma pessoa não sabe a raiz do seu problema, ela fica tentando resolvê-lo superficialmente. Na pergunta, você diz que não consegue ficar só e, com certeza, esse homem já percebeu isso e não aguenta você. Quando você se ama, você não tem esse problema de ficar só, mas, quando você não se ama, você não pode ficar só porque não aguenta a sua própria companhia. E, se você não aguenta a sua própria companhia, será que outra pessoa vai aguentar? É claro que não! O problema não está no homem que você quer, mas em você. Você tem um problema de carência, não tem amor-próprio nem sabe como amar, mas quer segurar aquele homem. Isso porque o sentimento de saber que tem um homem ao seu lado lhe dá um pouquinho da sensação de que, pelo menos, existe alguém que gosta de você.

RENATO – Você aceita migalhas. A companhia desse homem vem a que preço? Vem com a sua humilhação, com o seu rebaixamento e a sua mendicância por amor. E o homem, quando não tem um caráter íntegro, tira vantagem disso e acaba usando você. Assim, você se torna um estepe: quando ele está com saudades ou com vontade de ter sexo e não tem outra opção, ele procura quem fica atrás dele o tempo todo. Você se humilha e isso deteriora ainda mais a sua autoestima. É um ciclo vicioso. Então, o que você precisa fazer para “segurar” a pessoa que ama? Em primeiro lugar, entenda que quem ama não precisa segurar. Quem ama a si mesmo se respeita e se valoriza. Se você não consegue fazer isso agora, não pode se envolver com ninguém. Se você fizer isso, vai continuar se maltratando e cavando a própria cova. O certo agora é parar e sair desse relacionamento, por mais que isso doa, e mudar o foco dele para si mesma. Quando não sabemos fazer alguma coisa, precisamos aprender. Você precisa aprender a se amar e a amar outra pessoa. Se reeduque, se cure e se reconstrua por dentro para que, então, você possa descobrir o que é o amor verdadeiro.

CRISTIANE – Você não precisa fazer isso sozinha, nós podemos te ajudar. Muitas pessoas vivem esse ciclo na vida amorosa há muitos anos e é difícil sair dele. É por isso que temos o trabalho da Terapia do Amor, que não é só uma palestra, mas um tratamento para curar o interior das pessoas que já sofreram muito na vida amorosa, como você, aluna. Atendemos pessoas que mendigam o amor de quem não as quer, pessoas que não querem perder o ex, mesmo após traições e mentiras, entre outros casos. Você está presa porque precisa de ajuda. Parece que você está em uma areia movediça, se afundando. Por isso, convido você para fazer parte da Terapia do Amor, não para arrumar um namorado, mas para se curar.

RENATO – Quer saber como fazer a Terapia do Amor? Acesse o site terapiadoamor.tv, procure um endereço mais próximo de você na sua cidade e, toda quinta-feira, cumpra esse compromisso consigo mesma. Você vai ficar bem e vai ser feliz no amor, se fizer a coisa certa. A Terapia do Amor é gratuita, mas continuar como você está hoje vai lhe custar caro.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Gettyimagem