“Não consigo mais acreditar nos homens”

Imagem de capa - “Não consigo mais acreditar nos homens”

Como lidar com dores psicológicas? Este foi o tema de um dos episódios do programa Escola do Amor Responde. Para exemplificar o assunto, os professores Renato e Cristiane Cardoso comentaram a história de uma aluna que se separou há pouco mais de um ano. Durante o casamento, ela sofreu agressões físicas e foi traída. Agora, ela diz que não consegue mais se relacionar com outro homem.

Aluna – Fui casada por sete anos e me separei há um ano e sete meses. No momento, não consigo mais me envolver em outro relacionamento. Não sei o que acontece comigo, pois não consigo mais acreditar nos homens. Logo no início da separação, eu me envolvi com uma mulher, mas a relação só durou um mês e três dias. Hoje em dia não me envolvo com mais ninguém, não consigo namorar e não creio em mais nada. Apanhei muito em meu casamento, sofri várias traições e não consigo esquecer o que passei.

Renato – O problema não está nos homens ou nas mulheres, mas no seu ex-marido, que traiu, agrediu e machucou muito você. Ele não é um representante de toda a espécie. Você está generalizando.

CRISTIANE – Pelo fato de você não acreditar mais em homem, você não vai conseguir outro relacionamento. Isso é uma questão de lógica. O que você teve com seu ex-marido não é referência de relacionamento amoroso, o que você passou com ele não está no pacote do casamento e o que você viveu com ele foi um erro. Não estou falando que você merecia apanhar, mas muitas mulheres são agredidas e não sabem lidar com isso. Assim, elas acabam se sujeitando às agressões. Você cometeu seus erros, pois não soube lidar com as traições, as mentiras, as agressões e os problemas com o seu ex. Eu imagino que a pessoa não se casa pensando que vai ser agredida por outra, mas ela não sabe o que esperar. As pessoas entram no casamento com os olhos fechados, os dedos cruzados e esperando o melhor.

Renato – Você não se curou e, por isso, as feridas de seu antigo casamento estão machucando você. Não sei se seu ex morreu ou desapareceu da sua vida, mas o que interessa é que, enquanto você não se curar, é como se ele estivesse a agredindo diariamente. Você deve reconhecer que precisa de ajuda e mudar. Seu problema está dentro de você. Você tem que se limpar e se curar, aprender as lições e, assim, será mais feliz.

CRISTIANE – Nós podemos ajudá-la por meio da Terapia do Amor. Acesse terapiadoamor.tv e procure o endereço mais perto de sua casa em que ela é realizada. Temos uma equipe qualificada para auxiliar você. Você precisa de um relacionamento digno, mas, antes de tudo, precisa aprender a usar a fé e se curar.

Renato – Procure a Terapia do Amor e assista às palestras. Elas serão um tratamento para o seu coração. Se quiser conversar com o casal que está à frente do trabalho em sua Igreja, conte com nossa equipe.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: getty images