“Não consigo esquecer os erros que ele cometeu no passado”
Meire fez contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso durante o programa Escola do Amor Responde. Ela contou que casou grávida e, depois de seis anos de casamento, por conta de mentiras e humilhações que sofreu por parte do marido, se separou. Eles ficaram um ano separados e, nesse período, ele se envolveu com outra mulher. Depois, eles se reconciliaram. O problema é que ela não consegue esquecer esse envolvimento dele e os erros que ele cometeu.
Meire – Casei grávida e depois de seis anos me separei, por causa de muitas mentiras e humilhações que sofria. Ficamos um ano separados e, nesse período, ele se envolveu com uma mulher que, desde quando éramos casados, ele já tentava se aproximar. Depois de um ano de separação, voltamos a morar juntos, mas agora eu não consigo esquecer os erros que ele cometeu no passado. Estamos há duas semanas sem nos falar. O que eu faço?
CRISTIANE – Você precisa olhar para a frente. Vocês voltaram a morar juntos para reconstruir o casamento, mas ficam olhando para trás. Então, na verdade, a reconciliação de vocês não aconteceu de fato. Ela foi apenas pela metade. Você ainda está presa mentalmente ao que aconteceu no passado e não dá para reconstruir o casamento desta forma.
RENATO – Nunca gostamos da ideia de separação, pois não é o melhor a fazer, mas às vezes é necessária e acontece. Percebemos que as pessoas não sabem aproveitar a oportunidade que a separação traz para o relacionamento. Quando alguém se separa, seja por qual razão for, há a oportunidade de focar em si mesmo, de trabalhar o seu interior e observar o que levou à separação.
CRISTIANE – O problema é que as pessoas querem um tempo do problema que estão vivendo, mas é preciso lidar com ele. No seu caso, Meire, vocês tinham um problema e não existia diálogo e só comportamentos errados. Aí vocês se separaram. E agora? O que devem fazer? Minha resposta é: devem corrigir o que estava errado.
RENATO – Você deve corrigir a sua parte, já que não pode corrigir a da outra pessoa. Quando você se separa com o objetivo de trabalhar pela relação, você tem de colocar condições e dexar claro que não está dando ao parceiro um passe livre para que ele se envolva com outras mulheres, mas que será um período para que trabalhem quanto ao que estão fazendo de errado. Se vocês dois tiverem o mesmo objetivo, então há uma oportunidade para negociação. E como este acordo poderá funcionar? O que vai precisar mudar para que funcione? Vocês precisam conversar para estabelecer isso. Aí a outra pessoa saberá que para voltar com você vai ter que fazer algo. Então, aproveite a oportunidade e não volte só porque ficou com saudade.
CRISTIANE – Seu marido deveria voltar só se você o perdoasse mesmo, porque voltar para ficar ouvindo suas reclamações sobre o que ele fez durante a fase em que estavam separados não é casamento. Vocês ficam desgastando o amor que sentem um pelo outro. Então, os dois precisam chegar a um acordo. E não é só um de vocês que deve ditar as condições, mas os dois. Lembre-se que o casamento é uma parceria. Os dois erraram e cada um tem sua parcela de culpa. Faça o que você já deveria ter feito antes da separação: busque ajuda.
Reconheça as causas dos problemas, independentemente dele fazer isso. Durante este período não faz sentido cobrar da outra pessoa a mesma atitude, pois os dois estão em dívida um com o outro.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo