“Namoro uma mulher, mas ela mantém contato com o ex”
No programa Escola do Amor Responde, um aluno disse que foi traído quatro vezes e, por isso, morre de medo de que isso se repita novamente. Em todas as vezes, ele contou que foi trocado pelos ex-companheiros delas. Atualmente, ele namora outra pessoa e os dois têm planos de se casar. Contudo a atual namorada ainda mantém contato com o ex. Eles já conversaram sobre o assunto e ela garantiu que é apenas amizade, mas, ainda assim, ele está receoso quanto a isso. O aluno perguntou aos professores se deve continuar confiando nela ou não.
FELIPE – Fui traído quatro vezes e morro de medo de que isso ocorra outra vez. Em todas elas, minhas namoradas voltaram para os ex-namorados. Hoje namoro uma mulher há dois anos e temos planos de nos casarmos, mas ela mantém contato com o ex e já discutimos o assunto. Ela me garantiu que é apenas amizade, mas eu tenho medo. Devo confiar nela?
RENATO – A história se repete em sua vida, Felipe.
CRISTIANE – Você precisa aumentar seus padrões, né? Você precisa começar um relacionamento perguntando à mulher se ela tem contato com o ex, pois não concorda com isso. Eu não acho errado pedir à pessoa que não mantenha contato com o ex. É claro que, se a pessoa tem um filho com o ex, o contato dela é em relação ao filho, mas isso não significa manter uma amizade com o ex, pois isso traz insegurança a qualquer relacionamento. Ele não precisava ter sido traído quatro vezes. Eu não gostaria, por exemplo, que o Renato tivesse amizade com a ex dele. Por mais que nós estejamos bem, eu não me sentiria bem se ela escrevesse para ele, se eles trocassem mensagens.
RENATO – O que mais me surpreende na sua situação, Felipe, é que, apesar de ter sofrido quatro traições pela mesma razão, você não está fazendo caso do contato que sua atual namorada tem com o ex. Você falou com ela, mas ela garantiu que não tem nada a ver e você aceitou. Isso mostra que você tem uma insegurança muito grande e talvez ache que sua namorada está fazendo um grande favor por estar com você. Talvez ela seja a primeira pessoa que falou em se casar com você e, por ter esse pouquinho de atenção dela, você se sujeita a qualquer coisa. Você é uma pessoa insegura, que não tem coragem de colocar os seus padrões e limites para ela. Já ouviu o ditado “gato escaldado tem medo de água fria”? Você já passou por quatro traições e não quer que isso se repita, então, como gato escaldado, você tem o direito de pedir à sua namorada que corte esse contato, a não ser que ela tenha um excelente motivo para mantê-lo. Mesmo que ela tivesse um filho com esse ex, você poderia colocar condições para que o contato fosse apenas o necessário.
CRISTIANE – Mesmo que ela fale que esse contato com o ex não tem nada além de amizade, você pode dizer que se incomoda com isso e apresentar suas condições.
RENATO – Se ela ama você, ela poderia ter a sensibilidade de dizer algo como: “eu não acho que esse contato causaria nenhum problema, mas, por você, pelo universo de coisas que temos juntos, cortar esse contato não faz nenhuma diferença para mim”. Dois aspectos me surpreendem na sua história: o primeiro é o fato dela insistir nisso e você tolerar e o segundo é o fato de já ser a quinta vez. Você está caminhando para repetir a situação pela quinta vez na sua vida. Isso não é normal, Felipe. Espero que você possa participar conosco da Terapia do Amor no Templo de Salomão, em São Paulo, para aprender mais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo