Na Índia, mais de 70 cristãos foram mortos e 400 igrejas incendiadas
Entenda a perseguição que acontece no país
Na Índia, 400 igrejas foram incendiadas e mais de 70 cristãos mortos em uma onda de violência que assolou a região de Manipur durante o mês de maio.
O que aconteceu:
- De acordo com informações do The Christian Post, a revolta dos hindus contra os cristãos começou no início do mês de maio, quando mais de 1.000 armas e 10.000 cartuchos de munição foram roubados do Manipur Police Training College.
- Em seguida, em uma sequência de atos violentos, cerca de 1.700 casas sofreram danos, destruição total ou foram incendiadas. Resultando em 50 mil pessoas abandonando suas próprias residências.
- Conforme o site Portas Abertas noticiou, Imphal, Churachandrapur, Thoubal, Imphal do Leste e Oeste, Kakching e Bishnupur são os locais onde a situação esteve mais violenta neste período.
Obrigados a negar a fé:
- Ainda, no dia 9 de maio, dois vilarejos inteiros foram obrigados a renunciar à fé no Senhor Jesus e por negarem fazer tal coisa, foram brutalmente agredidos. Segundo informações, entre eles estavam um pastor e três evangelistas, que foram espancados.
- Nesses vilarejos alguns cristãos também foram forçados a voltar para o hinduísmo e tiveram as igrejas incendiadas.
Na Lista de Perseguição:
- A Índia ocupa a 11ª posição na lista de países que mais perseguem cristãos no mundo, devido ao nacionalismo religioso.
O que analisar:
- Mesmo compondo 40% da população, os cristãos não são considerados indianos, como explicou o presidente e CEO da Global Christian Relief.
- “Acho que os ataques foram realmente conduzidos pelo governo central. Parece que a mensagem deles é ‘se você não é hindu, você não é indiano’ e isso permitiu essa escalada de violência contra cristãos e as igrejas”, disse ele à CBN News.
- Inclusive, Manipur é o estado com a maior população cristã da Índia, com igrejas consolidadas. Por isso, essa situação é um grande alerta, pois se um dos estados com maioria cristã está enfrentando esse tipo de perseguição, a perspectiva de violência nos demais estados, onde os cristãos são minoria, é ainda maior.
Veja também:
Relatório aponta que mais de 8 mil cristãos nigerianos foram mortos ou sequestrados no ano passado
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo