Na contramão do sedentarismo: ‘Jogos de Verão 2024’ envolve 8,9 mil jovens em atividades esportivas

Evento acontecerá em 24 estados e DF, com esportes como futsal, vôlei de praia, surf e caiaque

Imagem de capa - Na contramão do sedentarismo: ‘Jogos de Verão 2024’ envolve 8,9 mil jovens em atividades esportivas

No mês de fevereiro, 24 estados e o Distrito Federal receberão o “Jogos de Verão 2024”. O evento gratuito é uma iniciativa do projeto Esportes, da Força Jovem Universal (FJU), e, nesta edição, deve contar com a participação de aproximadamente 8,9 mil competidores, em modalidades como futsal, vôlei de praia, basquete, handebol, surf, stand board, caiaque e beach tennis.

Com o apoio de 1,6 mil voluntários, a ação é organizada com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida para a juventude, combatendo a ociosidade e estimulando a prática saudável e regular de esportes.

O índice de sedentarismo e obesidade entre os jovens estão ainda maiores. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode se tornar o quinto país com a maior proporção de crianças e adolescentes com excesso de peso até 2030.

O evento acontecerá em datas diferentes nos estados, e cada localidade — de acordo com sua condição — oferecerá uma programação especial com diversas modalidades e premiações com troféus e medalhas aos atletas vencedores.

Em Santa Catarina, as atividades se dividirão em dois dias — 11 e 18 de fevereiro — e terão mais de 300 competidores entre as categorias de futebol e vôlei de areia, surf, sand board, caiaque, stand up paddle, cabo de guerra e queimada.

A catarinense Rafaela Damasceno de 23 anos, diz que não vê a hora de chegar o dia da competição. “Eu participei do Jogos de Verão no ano passado e descobri gostar de uma modalidade que nunca tinha feito: sand board. Me saí muito bem para uma primeira vez e espero este ano ter uma experiência positiva também com o caiaque.  Sem falar que lá eu consigo estar presente em um ambiente maravilhoso, tanto pela natureza, quanto pela companhia. Vai ser incrível!”.

Já na Paraíba e no Piauí, a ação servirá, ainda, para estimular o ato da solidariedade e amor ao próximo. Isso porque o público poderá contribuir com a doação de alimentos não perecíveis que serão posteriormente encaminhados a famílias carentes.

No Ceará, além das disputas como vôlei, cabo de guerra, corrida, salto à distância, carimba e surf, o evento contará com uma palestra, apresentações culturais e da Banda FJU, além de uma aula de educação física que será feita a fim de ajudar no aquecimento para as atividades.

Para o responsável pelo trabalho da FJU no estado, Wellison Alves, o Jogos de Verão vem buscando “propor um despertar aos jovens que tem vivido ociosamente ou tem sofrido com problemas emocionais. É uma oportunidade de o participante mostrar o seu talento e potencial em uma modalidade, e entender que assim como é possível vencer obstáculos dentro do esporte, é possível superar as barreiras na vida pessoal também”.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: cedidas