Mulheres do litoral sul de São Paulo tiveram acesso a exames preventivos

Carreta “Cuidando delas” estacionada na Universal da Guilhermina, na Praia Grande, realizou mamografia e papanicolau em moradoras locais. Saiba mais

Imagem de capa - Mulheres do litoral sul de São Paulo tiveram acesso a exames preventivos

Recentemente, centenas de mulheres da Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, puderam ser beneficiadas gratuitamente com a realização de exames de mamografia e papanicolau (para verificar o colo do útero) por meio da carreta “Cuidando delas”, destinada para autocuidado, que esteve presente no estacionamento da Catedral da Universal da Guilhermina, que cedeu o espaço.

Durante quatro dias de ação, foram realizados cerca de 865 exames preventivos. É a primeira vez que esse tipo de ação acontece. A iniciativa incidiu por intermédio do vereador Paulo Monteiro (Republicanos) em parceria com a Deputada Federal Maria Rosas (Republicanos). O vereador, sabendo da necessidade do município, que tem uma fila de mais de 2 mil mulheres que aguardam para a realização desses exames, procurou a deputada para que ela pudesse abraçar a causa.

De acordo com o Pastor Paulo, há 5 meses, ele a procurou para pedir ajuda para que a fila na rede pública pudesse ser amenizada. “Foi muito gratificante, pois tínhamos no município pessoas que precisavam realizar os exames”, comentou ele.

O sucesso superou as expectativas. No primeiro dia, a procura foi tão grande que, a partir do segundo dia, houve a necessidade da distribuição de senhas para uma melhor organização. Para que todas as moradoras locais pudessem ser atendidas de maneira eficiente e com qualidade, nove profissionais estiveram envolvidos.

Confira no vídeo abaixo o depoimento de quem se sentiu acolhida com a iniciativa:

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedidas pela Universal da Praia Grande (SP)