Movimento Sócio Abrigo aborda bullying em todo Brasil

Essa agressão tem sido praticada em qualquer lugar, na escola, na rua, no trabalho e até mesmo em casa. Fique atento e não permita que ela se expanda. Entenda

Imagem de capa - Movimento Sócio Abrigo aborda bullying em todo Brasil

O bullying é uma palavra de origem estrangeira e no Brasil descreve a prática de atos covardes e violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa. Este tipo de agressão pode causar danos físicos e psicológicos às vítimas, que irão acompanhá-las por toda a vida.

Os tipos de bullying mais comuns são o uso de apelidos pejorativos, gozação, intimidação, perseguição, ameaças, ofensas, forçar a vítima a dar dinheiro, discriminação, exclusão do indivíduo de um grupo, enfim, qualquer comportamento que possa colocar o outro em situação de humilhação ou vulnerabilidade.

O inimigo está ao lado

Esses atos, geralmente, são praticados contra alguém que não consegue se defender ou entender os motivos que levam a tal agressão. Normalmente, a vítima teme o agressor e se retrai devido a uma aparente superioridade física, moral ou pela intimidação exposta.

bullying é mais recorrente no ambiente escolar, mas pode ser praticado em qualquer lugar, como na rua, na igreja, em clubes ou no trabalho. Infelizmente, muitas vezes, também é praticado por pessoas de dentro da própria casa, pelos próprios familiares.

Atenção aos sinais

Devido ao grande número de crianças que, nos dias de hoje, passam por este constrangimento, muitos profissionais de saúde aconselham que pais, responsáveis e até os professores fiquem atentos. O bullying atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola.

Mudanças nas atitudes de seus filhos e alunos, principalmente em alterações de comportamento, hematomas no corpo e demais situações que pareçam fora do comum, pode ser um sinal de que estão sofrendo bullying.

Leia mais: Precisamos falar sobre bullying

A violência do bullying não é algo aceitável

Conscientização nos abrigos

Outro local bastante afetado pelo bullying e que, muitas vezes, passa despercebido, são os abrigos destinados a crianças e adolescentes. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), só no Brasil, há perto de 47 mil crianças e adolescentes vivendo nessas instituições.

Diante desta triste realidade, a Universal expandiu seu trabalho social aos orfanatos e abrigos que acolhem menores de idade. O Movimento Sócio Abrigo, desde sua criação em maio deste ano, já visitou diversas Instituições de Acolhimentos, Casas de Apoio e Associações em todo o Brasil. Isso representa mais de 1.800 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, alcançados pelo projeto.

Com a proposta de conscientização, o Movimento Sócio Abrigo está realizando durante todo o mês de outubro, em todo o Brasil, palestras para esclarecer o que é o bullying? Quais suas consequências? Como prevenir? Como ajudar a vítima e o agressor?

O movimento é um dos braços do grupo da Universal Socioeducativo Brasil (USE), que realiza um importante trabalho social e espiritual dentro das unidades para menores. Para saber mais detalhes sobre esse trabalho ou fazer parte do Movimento Sócio Abrigo, clique aqui.

A Força Jovem Universal (FJU) também realiza ações frequentes contra o bullying. Saiba mais detalhes acessando e acompanhando o site oficial do grupo no Facebook.

Caso queira conversar pessoalmente com um pastor para detalhes sobre esses trabalhos sociais, procure a Universal mais perto de sua casa e se informe.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Foto: GettyImages