Movimento Especial do Calebe deve alcançar 43 mil pessoas

Evento acontecerá nas 26 capitais, no Distrito Federal e em mais 59 países; com foco na terceira idade, serão oferecidos serviços gratuitos em saúde, estética e assistência jurídica

Imagem de capa - Movimento Especial do Calebe deve alcançar 43 mil pessoas

Neste sábado e domingo, 27 e 28 de janeiro, será realizada a terceira edição do Movimento Especial, nas 26 capitais e no Distrito Federal, totalizando 1.449 cidades pelo país. O evento vai oferecer, conforme as possibilidades locais, serviços gratuitos em saúde, estética e assistência jurídica — com foco na população idosa. Em São Paulo, acontecerá na Av. Águia de Haia, 301 — no bairro Parque Paineiras, zona leste da capital.

Fora do território nacional, a ação do programa social Calebe deve chegar a 59 países, como Itália e Irlanda. A expectativa é de que 43 mil pessoas sejam beneficiadas mundo afora. Além dos atendimentos, haverá palestras com temas voltados para as ações oferecidas pela iniciativa. No Brasil, o acontecimento vai coroar a semana em que é celebrado o Dia Nacional do Aposentado: em 24 de janeiro.

Para a terceira idade  

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cidadãos com mais de 65 anos eram apenas 4,0% em 1980; em 2022, subiram para 10,9%, maior registro histórico. Por outro lado, de acordo com o mesmo Censo Demográfico, as crianças de até 14 anos eram 38,2% em 1980; em 2022, cerca de 19,8%. Tais números revelam uma realidade desafiadora para o país: por exemplo, em saúde e assistência social.

Responsável pelo Calebe, Valter Pereira destaca o objetivo do Movimento Especial em 2024, ano em que terá a participação de quase 9 mil voluntários, dentro e fora do Brasil. “É o momento de apresentarmos o programa e oferecer atendimentos clínicos, com advogados e assistentes sociais, entre outros”, explica.

A depender da localidade, esta terceira edição oferecerá suporte em saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia — além da possibilidade de conversar com oftalmologistas, psicólogos e cardiologistas. Em estética, será possível aproveitar os serviços grátis de: corte de cabelo, maquiagem, manicure, limpeza de pele e spa para os pés.

Mãos à obra 

Ilma Ferreira, de 56 anos, é uma das voluntárias e comenta o que significa participar do programa social: “É gratificante estar presente nos eventos e projetos que focam o público mais maduro. É uma chance de mostrar a esses cidadãos que eles são importantes”. A senhora salienta que as ações e encontros realizados criam, ainda, oportunidades para que façam amizades, se cuidem e aprendam coisas novas. E complementa: “Acima de tudo, são chances para se sentirem valorizados por um grupo que se preocupa com as pessoas da terceira idade”.

A reação de Margarida Santos, de 67 anos, vai neste sentido. Ela participou da edição anterior do evento, em 2023, e traz suas impressões — além de um convite: “O trabalho realizado é bem produtivo e visa o melhor para os idosos. Minha última participação foi muito proveitosa e passei uma ótima tarde. Convido você a vir, também”.

Valter Pereira aproveita e convoca todos: “Venham ao Movimento Especial, nos dias 27 e 28 de janeiro de 2024. Conheçam mais sobre nossos projetos e atividades e, quem sabe, se tornem membros ou voluntários do programa”.

Dentre outras ações, o Calebe, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, proporciona cursos de alfabetização, de idiomas, de artesanato, de uso básico de aplicativos móveis e computacionais — sempre voltados à terceira idade, no Brasil e em mais 101 países.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Cedida