Mobilização na Alemanha incentiva jovens a doarem sangue 

A ação aconteceu em hemocentros de cinco cidades do país 

Imagem de capa - Mobilização na Alemanha incentiva jovens a doarem sangue 

O Força Jovem Universal (FJU) da Alemanha promoveu, em abril, uma campanha de doação de sangue. Os integrantes participaram da ação em hemocentros localizados nas cidades de Berlim, Frankfurt, Colônia, Munique e Stuttgart.

“Não é a primeira vez que a fazemos, mas, por causa das restrições durante a pandemia, não era possível doar. Estamos muito felizes com a oportunidade de poder voltar a contribuir. O estoque de sangue já estava baixo e, com a guerra na Ucrânia, vimos vários anúncios de bancos de sangue pedindo doações”, diz o responsável pelo FJU no país, Bruno Filipe de Oliveira Lopes. Cada doação é muito importante, pois pode beneficiar até quatro pessoas.

A jovem Vanessa de Sousa, de 21 anos, doou sangue pela primeira vez e entende a importância da contribuição para ajudar a salvar vidas: “sou grata por estar saudável e poder auxiliar pessoas que sofreram algum acidente ou enfrentam uma doença”.

Para realizar a campanha, o FJU organizou a ida dos voluntários aos hemocentros, pré-agendando as datas e recomendando que seguissem todos os protocolos sanitários necessários.

“Há muitas pessoas que estão entre a vida e a morte e é realmente necessário doar sangue. Apesar de não gostar nada de agulhas, me sinto privilegiada por salvar uma vida”, relata Ana Carina Pereira Crisóstomo dos Santos, de 22 anos, que também se uniu à causa.

Não é só a população alemã que precisa de doação de sangue. Nos últimos anos, as doações no mundo inteiro diminuíram, especialmente pelas restrições criadas pela pandemia de Covid-19. No Brasil, onde menos de 2% da população doa sangue regularmente, a situação ficou ainda mais grave. Daí a importância de adotar essa prática que salva vidas.

CONHEÇA O FJU
A doação de sangue é uma dentre várias iniciativas do grupo Força Jovem Universal, que também faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos, e desenvolve outras ações de solidariedade. Criado pela Universal, o programa social está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

Para conhecer mais sobre a FJU, visite a Universal mais próxima hoje mesmo.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Foto: cedida