Missão impossível
Há um grupo específico de pessoas que se acha justo aos seus próprios olhos e despreza as outras. Essas pessoas têm dificuldade de enxergar seus próprios erros, mas veem falhas em todos que estão ao redor. Elas tentam consertar tudo e a todos, mas isso é impossível. Frustradas, abandonam empregos, relacionamentos, igrejas ou qualquer situação que não corresponde à sua visão e continuam repetindo esse padrão.
O que essas pessoas precisam entender é que ninguém vai consertar o mundo, nem Deus. A Bíblia nos ensina que Deus dará consequências às escolhas de cada pessoa: quem escolheu o bem terá bênçãos; quem escolheu o mal sofrerá. Deus não força ninguém a mudar. Ele apenas julga. Quem insiste em tentar mudar o mundo sozinho está fadado ao fracasso e à frustração.
Na parábola de Lucas, capítulo 18, Jesus mostra dois homens que subiram ao templo para orar: o fariseu e o publicano. Ambos eram pecadores, mas apenas o publicano foi justificado. O fariseu, que se achava justo, não foi ouvido, porque falava consigo mesmo e não com Deus. Isso nos mostra que a dificuldade dessas pessoas é não enxergar a si mesmas.
Outro exemplo é a passagem de Provérbios 30:12, que reforça: “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas nunca foi lavada da sua imundícia”. Muitas pessoas se veem como perfeitas, mas estão cobertas de falhas e erros. Diante disso, o alerta é que devemos olhar para nós mesmos, antes de tentar consertar os outros. É preciso reconhecer os próprios erros, pedir misericórdia a Deus e procurar melhorar. Afinal, não conseguimos mudar ninguém, mas podemos trabalhar em nós mesmos.
Ao tentar ser melhor, viver segundo a Palavra de Deus e agir com exemplo, você já contribui para tornar o mundo um lugar melhor. Portanto, pare de buscar perfeição nos outros ou nos lugares ao seu redor. Concentre-se em mudar a si mesmo, praticar o bem e ajudar os outros por meio do exemplo e da Palavra de Deus. Esse é o caminho para uma vida mais verdadeira e para impactar positivamente o mundo.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo