Ministro da Segurança Pública elogia atuação da Universal nos Presídios

Bispo Eduardo, em nome do Bispo Edir Macedo, presenteou o ministro Jungmann com um exemplar da Bíblia Sagrada

Imagem de capa - Ministro da Segurança Pública elogia atuação da Universal nos Presídios

Nesta terça-feira (24), o Bispo Eduardo Guilherme, responsável pelo programa social Universal nos Presídios (UNP), foi recebido em audiência pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A UNP foi criada há mais de 30 anos pelo Bispo Edir Macedo, líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus, e seus voluntários atuam em estabelecimentos penais masculinos e femininos de todo o Brasil, amparando mais de 500 mil presos e seus familiares.

No encontro, o Bispo Eduardo apresentou um balanço dos trabalhos da UNP na ressocialização de detentos, no apoio aos familiares dos encarcerados e dos agentes carcerários.

O ministro da Segurança Pública se disse impressionado com o alcance e os resultados obtidos pelos bispos, pastores e voluntários da UNP.

Para Jungmann, “é um trabalho da maior importância para aqueles que estão respondendo pelos crimes que cometeram, em condições muito precárias, mas também é um trabalho muitíssimo importante para toda a sociedade”.

“Nunca podemos perder de vista a possibilidade de regatar um ser humano – mesmo que ele tenha cometido um crime. Por isso mesmo, nós achamos que é uma grande parceria que nós temos que estabelecer, enquanto Governo, com a Igreja Universal”, propôs o ministro.

Ao término da audiência, o Bispo Eduardo avaliou a reunião como muito proveitosa.

“Colocamo-nos à disposição do ministro e do Governo para ajudar. Nós estamos vendo que os presídios não estão recuperando os encarcerados”, explicou o responsável pela UNP no Brasil.

“Cedo ou tarde, esses presos vão sair. Nosso trabalho é ressocializá-los, transformá-los através da Fé”, concluiu o Bispo Eduardo.

Bíblia

Durante a audiência, o Bispo Eduardo, em nome do Bispo Edir Macedo, presenteou o ministro Jungmann com um exemplar da Bíblia Sagrada com as Anotações de Fé, lançada como parte das comemorações pelos 40 anos da Igreja.

O ministro agradeceu afirmando que “não há presente melhor que a Palavra de Deus”.

Mais sobre a Universal nos Presídios

A UNP existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.314 unidades prisionais em todo o Brasil. Mais de 500 mil detentos e os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários recebem amparo do grupo.

O programa social oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, cafés da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos. O objetivo é ressocializar os detentos. Com o conhecimento adquirido nos cursos, palestras e reuniões, quando livres, podem se reintegrar à família e à sociedade, diminuindo, assim, o índice de criminalidade.

Mais de 6 mil egressos do sistema prisional foram ressocializados pelo programa social em 2017.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Regina Duvirgem