Milhares de jovens em um fim de semana inesquecível
Mega Dance Musical e Conexão Teen reúnem milhares de jovens em todo o Brasil e em outros países
No dia 17 de maio, o grupo Força Jovem Universal (FJU) realizou a competição de dança Mega Dance Musical. Já no dia seguinte o grupo Força Teen Universal (FTU) realizou o Conexão Teen.
Ambos os eventos contaram com a participação do Projeto Help, que levou a ação Cantinho do Desabafo para auxiliar quem enfrenta problemas relacionados à saúde mental.
Mega Dance Musical
A edição deste ano do Mega Dance Musical exibiu apresentações que abordaram temas presentes na rotina dos jovens hoje em dia, como problemas emocionais e influências
da sociedade.
O evento contou com a presença de mais de 100 mil pessoas nos 26 Estados brasileiros, no Distrito Federal e em seis outros países. No Rio de Janeiro, 542 competidores se reuniram no Maracanãzinho. Já em São Paulo, cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes no Ginásio do Ibirapuera para assistir à competição realizada entre 542 jovens de 12 grupos.
“Cada apresentação é construída com uma mensagem central pensada para impactar positivamente quem está assistindo. Acreditamos que ninguém sai de lá do mesmo jeito que chegou. Sempre há algo que pode ser levado para a vida e colocado em prática. A arte tem um poder natural de atrair e envolver pessoas de todas as idades e queremos usar esse poder de forma positiva: para inspirar, transformar e conscientizar”, declarou o Bispo Celso Junior, responsável pela FJU.
Os intervalos das apresentações ainda contaram com o agito da Banda FJU.
Os vencedores da disputa foram os jovens do bloco ABC, que inspiraram sua coreografia nos danos causados pelo distanciamento de Deus e pela mágoa e ainda ensinaram de forma criativa como encontrar a cura interior e a verdadeira felicidade.
O mundo é enganador
Os escritores Renato e Cristiane Cardoso, autores do livro Namoro Blindado, realizaram uma palestra durante o evento em que falaram da importância de seguir a Palavra de Deus e não os ensinamentos do mundo.
“Uma das grandes mentiras que o mundo conta, especialmente para a juventude, é que você tem que namorar bastante, beijar muitas pessoas, curtir e conhecer muita gente para não ficar parado com uma pessoa que, de repente, não é aquela que você vai gostar por toda a sua vida”, afirmou Renato Cardoso. Ele ainda acrescentou: “Mas você não se dá conta de que, quanto mais pessoas passam pela sua vida, mais aumenta a sua ‘quilometragem’. E, quando você começar aquele relacionamento com aquela pessoa que você realmente sonha, você já vai chegar rodado – em todos os sentidos, principalmente no emocional. E, quanto mais você traz para o seu relacionamento essas bagagens, como a de ser traído ou trocado, mais complicado você será como pessoa e mais anestesiado, insensível, você será”.
É por seguir essas regras ditadas pela sociedade atual, explicaram os palestrantes, que atualmente tanta gente sofre na vida amorosa, a ponto de muitos desistirem de relacionamentos e decidirem passar a vida solteiros.
O casal ainda destacou a importância de considerar as experiências familiares antes de iniciar qualquer relacionamento. “A gente aprende com o que vê. E, se a gente vê em casa um exemplo errado do que é ser homem ou mulher, a gente vai procurar ser aquilo também”, alertou Cristiane. Por isso, é preciso usar a orientação de Deus para valorizar os bons exemplos e aprender com os maus para se afastar da infelicidade.
Conexão Teen
A quarta edição do Conexão Teen aconteceu no domingo e destacou a importância da família e das boas amizades, além do papel fundamental da Fé. O evento aconteceu nos 26 Estados brasileiros, no Distrito Federal e em outros 20 países. Em São Paulo, ele foi realizado pelo FTU em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi no Ginásio do Ibirapuera e 14 mil pessoas compareceram.
Diversão desde o início
Na área externa do ginásio, os adolescentes puderam participar de diversas dinâmicas e de uma sessão de autógrafos do segundo volume da trilogia Fogo Cruzado, da escritora Méuri Luiza.

Já do lado de dentro, após o esquenta com a Banda FJU, iniciando oficialmente o evento, o Pastor Walber Barboza, responsável pelo FTU, convidou os adolescentes para uma oração em prol dos que, muitas vezes, se sentem invisíveis e sozinhos. O Pastor destacou como Deus não rejeita ninguém, mas enxerga a todos. “Deus vê o que ninguém vê. Ele vê a sua lágrima, a sua solidão, vê você sofrendo bullying e rejeição”, explicou ele, que ainda afirmou que o caminho para a paz e a felicidade é seguir a Palavra de Deus.
Os espectadores ainda assistiram a uma apresentação que uniu a dança e o violoncelo em homenagem aos heróis da Fé. E depois a companhia de dança vencedora do Mega Dance Musical abrilhantou o palco com sua apresentação.
Palestra
Os escritores Renato e Cristiane Cardoso também participaram desse evento. Eles responderam às perguntas dos teens sobre vida amorosa e esclareceram: o melhor caminho para um relacionamento feliz é esperar. Renato declarou: “O que está acontecendo com os que se lançam precocemente em relacionamentos são inúmeros problemas, pois eles atropelaram todos os passos e o que quiseram tanto apressar, que era um relacionamento feliz, acaba atrasado na sua vida”.
Já Cristiane destacou a necessidade de focar no que realmente importa nessa fase da vida: o aprendizado. “Vocês têm que saber aproveitar esse período. Use esse momento para estudar, aproveitar a sua família e suas boas amizades. Não desperdice sua juventude, não é preciso errar como todo mundo. Como aprender do jeito certo? Com a Palavra de Deus”, afirmou.
Ensinamentos para a vida toda
O Pastor Walber ressaltou: “É essencial criar esse momento de família com uma discussão sobre namoro, que é um assunto do qual muitos pais fogem. Fugir desse assunto faz com que os adolescentes aprendam da maneira errada pela influência de séries e amigos, pois a vida amorosa é a única coisa que perdura para a vida toda”.
Patrícia Barboza, esposa do Pastor Walber, completou: “Essas são as propostas hoje: que os adolescentes sejam ouvidos, possam ter esse diálogo em casa e que entendam que não é preciso esconder os problemas, pois podem pedir ajuda e orientação aos pais”.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo