Mikhail: o mensageiro de Deus

O personagem vai ganhar destaque na nova temporada da série Reis, orientando e alertando Salomão

Imagem de capa - Mikhail: o mensageiro de Deus

Imagine ter alguém que aparece nos momentos mais difíceis e que está pronto para orientar e dar alguns puxões de orelha de vez em quando.

Essas são as principais características do anjo Mikhail (Dudu de Oliveira), um dos personagens da série Reis que já apareceu em temporadas anteriores e retorna na décima temporada da trama, intitulada A Decadência, conforme revelou a autora, Cristiane Cardoso: “Mikhail sempre volta para a história. E, quando a gente precisa ajudar alguém, ele está ali disponível”.

O personagem foi fundamental, por exemplo durante a trajetória de Davi (vivido, em diferentes temporadas, por Gabriel Vivan, Cirillo Luna e Petrônio Gontijo). No episódio em que Davi e Mikhail se conhecem, o então pastor de ovelhas tinha sido atacado por um leão e Mikhail o salvou.

Além disso, o anjo ainda fez Davi enxergar a si mesmo como Deus o enxergava: “o importante é você entender que não é um qualquer”, afirmou o anjo. Em um segundo momento, ele ensinou o jovem Davi a olhar para as dificuldades como oportunidades, quando disse: “um guerreiro não se faz na teoria. Sabe quando tudo vai mal na vida e parece que não tem como piorar? É quando você se torna mais forte”.

Mikhail também teve contato com outros personagens ao longo das últimas temporadas. Além de ajudar fisicamente em momentos de perigo, o ser celestial também faz reflexões ligadas à fé e, consequentemente, a Deus. Na nona temporada, por exemplo, ele chegou a aconselhar Deanne (Allana Lopes) a se aproximar do Criador. Ela, uma prostituta, questionou se Deus a aceitaria apesar de tantos erros que cometeu e Mikhail reforçou que Ele a conhecia e que estava de braços abertos para recebê-la.

As lições de vida que Mikhail mostra ajudam os personagens de Reis, mas também impactam de forma positiva os telespectadores. Assim, mais do que auxiliar no desenrolar da trama, as cenas com o anjo trazem reflexões com o objetivo de despertar aqueles que acompanham a produção, conforme escreveu a autora da série em suas redes sociais: “Mikhail encontra com Deanne, que não entende o amor de Deus para com ela, assim como a maioria que se afastou ou sempre viveu longe dEle. No entanto, o amor dEle permanece, esperando pelo dia que será aceito”.

Sem medo da verdade
Mikhail também já se apresentou a Salomão (Guilherme Dellorto), mas nesta décima temporada vai desempenhar um papel ainda mais importante. “O anjo Mikhail é a representação de Deus. Ele aparece para responder à angústia, à dor, ao medo e à insegurança. Ele vem como um mensageiro para trazer boas-novas”, revelou em entrevista à Record o ator Dudu de Oliveira, que interpreta o anjo.

Na nova etapa de Reis, os telespectadores verão como as más escolhas de Salomão vão impactar o reino de Israel como um todo. Um dos principais erros dele foi colocar suas esposas em primeiro lugar, ocupando o lugar de Deus. “O que corrompeu Salomão foram as mulheres. A Bíblia diz que ele amou as mulheres e quando uma pessoa ama, ela quer fazer a vontade da outra, ela quer agradá-la. As mulheres queriam servir seus deuses, então ele levantou altares para os deuses delas e isso desagradou a Deus”, destacou Cristiane.

Nesse contexto de decadência espiritual, as aparições de Mikhail serão importantes justamente para alertar o rei para as consequências de suas atitudes, além de dizer algumas verdades dolorosas, como explicou a autora: “Mikhail é o meu personagem favorito porque ele fala o que eu quero falar. Ele vai corrigir Salomão várias vezes”. Inclusive, a presença do anjo foi uma forma encontrada pela autora para deixar claro para o público qual foi a origem dos conflitos de Salomão e a solução para eles.

Porém, mesmo com tantas orientações vindas diretamente do Criador, Salomão se deixa levar por seus inúmeros desejos, o que mostra que, por mais conhecimento e orientações que ele tivesse, só ele poderia decidir o rumo de sua história.

Fique Ligado
A décima temporada de Reis está disponível para os assinantes do Univer Vídeo desde 4 de abril. Para acompanhar os episódios pela plataforma de streaming, basta baixar o aplicativo ou acessar o site univervideo.com. Já a estreia na Record está marcada para o dia 22 de abril, às 21 horas.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: Leandro Marcio / JPS Freitas